Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Inscrições abertas para programa de educação política

Programa “Embaixadores Politize!” oferece treinamento gratuito para pessoas que querem participar da política cotidianamente

Por Redação do Guia do Estudante
30 mar 2022, 13h16

Fazer política e buscar soluções para as mazelas da sociedade não é só tarefa de prefeitos, governadores, deputados ou qualquer outro cargo eletivo: a sociedade civil também podem ter voz ativa nesse processo. É a partir dessa perspectiva que o Politize!, organização dedicada à promoção da educação política, lança o “Embaixadores Politize!”.

A ideia do programa é buscar pessoas com vontade de solucionar os problemas do Brasil para atuar de maneira pública e plural como agentes da transformação em suas comunidades. Destinada a pessoas de todas as idades, mas acima de tudo à juventude, a iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento político e formar novas lideranças cidadãs. As inscrições para as formações de 2022 estão abertas no site do Politize! até o dia 03 de abril. 

“Quando falamos em desenvolver lideranças, não estamos nos restringindo àquelas pessoas que pretendem seguir carreira política, eleitoral, mas a todas que desejam ter uma atuação pública, seja ela qual for, para fazer de suas comunidades e do Brasil um lugar mais justo e democrático”, explica Gabriel Marmentini, Diretor Executivo do Politize!. 

Desde 2018, mais de 130 mil pessoas participaram das oficinas e atividades gratuitas promovidas pelo programa. Foram 1860 Embaixadores formados em 300 cidades de 24 unidades federativas do país. A partir de 2020, para tornar seu impacto mais efetivo, escalável e sistêmico, o Programa Embaixadores Politize! entrou em uma nova fase. Para isso, foi dividido em três camadas: Multiplicadores, Embaixadas e Líderes. 

Continua após a publicidade

Os Multiplicadores são pessoas em formação, processo que pode acontecer em duas modalidades. Na online, é oferecido um treinamento com cerca de sete horas de conteúdo em vídeo relacionado a questões essenciais à democracia, como políticas públicas e participação popular. Presencialmente, a formação ocorre nas chamadas Embaixadas. Os multiplicadores serão os responsáveis por propagar conhecimentos e atividades sobre educação política em suas comunidades – dentro de escolas, igrejas, associações de moradores ou mesmo em casa. 

Desse primeiro processo vão emergir os futuros Embaixadores, lideranças em potencial que, após mais uma etapa formativa, serão convidados a fundar ou participar de espaços de aprendizagem e impacto em suas cidades – as Embaixadas Politize! – e também a treinar os próximos Multiplicadores. Peça central do Programa, a camada Embaixadas, ao mesmo tempo que fornece aos participantes os subsídios para a formação completa das lideranças cidadãs, atua diretamente em prol da comunidade em que está inserida, de forma vinculada aos municípios. 

Por fim, o nível Líderes foi instituído como uma etapa contínua para consolidar, manter, atualizar e ampliar o processo de conexão e inserção no meio público dos participantes formados pelo programa. 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

As inscrições para o Programa Embaixadores Politize! são realizadas anualmente e a formação como Multiplicador dura de maio a agosto. 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o PASSEI! e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

 

Publicidade
Inscrições abertas para programa de educação política
Notícia
Inscrições abertas para programa de educação política
Programa “Embaixadores Politize!” oferece treinamento gratuito para pessoas que querem participar da política cotidianamente

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.