O Instituto Serrapilheira, em parceria com a Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), lançou uma chamada pública para cientistas negros e indígenas interessados em pesquisas na área de ecologia. Entre 21 de março e 24 de abril, pesquisadores que já tenham concluído o doutorado em qualquer lugar do país, ou mesmo do exterior, podem se inscrever e concorrer a bolsas de R$ 8 mil mensais, além de apoio financeiro para executarem a pesquisa.
+ Pesquisadores da USP estão entre os mais influentes da ciência mundial
A ideia é que os selecionados mudem-se para o Rio de Janeiro para integrar grupos de pesquisa. Para se inscrever, é necessário ter acabado o doutorado entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2022 – o prazo é estendido em até dois anos para mulheres com filhos. Cientistas de todas as áreas do conhecimento podem participar.
Outros pré-requisitos são a publicação de dois ou mais trabalhos de impacto como autor principal e não ter vínculo empregatício com instituições de ciência e tecnologia (ICTs).
Segundo o Serrapilheira e a Faperj, o objetivo da iniciativa é “promover novas linhas de pesquisa em ecologia formuladas por pós-doutores negros e indígenas que almejam obter, no médio prazo, posições permanentes”.
Para mais detalhes sobre o processo seletivo, o edital e as datas, acesse o site do Instituto Serrapilheira.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.