Live gratuita de História discute as questões raciais no Brasil
Entenda como os mais de 300 anos de escravidão impactam a realidade de pessoas negras nos dias de hoje
Um país que por mais de 300 anos sustentou a escravidão e que foi o último do mundo a aboli-la. Como nosso passado escravocrata tem reflexo nos dias de hoje? Ana Carolina Machado, professora do Passei!, o curso pré-vestibular do GUIA DO ESTUDANTE, responde a essa pergunta em uma live gratuita nesta terça-feira (21).
O olhar histórico é essencial para compreender as questões raciais no Brasil. Segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) pessoas pretas e pardas representam 77% das vítimas de homicídio. Na outra ponta, também são apenas 38,15% dos matriculados no Ensino Superior.
A baixa escolaridade e a exposição à violência são apenas alguns efeitos de uma abolição da escravidão mal acabada, que relegou pessoas negras à pobreza e exclusão. Enquanto isso, teorias racistas como o eugenismo e higienismo reforçaram por décadas a exclusão enquanto tentavam “branquear” a população brasileira.
+ Como o mito da democracia racial perpetua o racismo no Brasil
Para entender melhor o assunto, acesse o canal do youtube do GUIA DO ESTUDANTE a partir das 19h desta terça (21). A live, liberada também para não-assinantes do Passei!, é gratuita.
Live “A questão racial no Brasil”
Data: 21 de março
Horário: a partir das 19h
Transmissão: canal do GUIA DO ESTUDANTE
Não é necessário inscrição prévia.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.