Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

MEC voltará a permitir a abertura de novos cursos de Medicina

A ideia é integrar os novos cursos ao programa "Mais Médicos", focando em regiões com carência de profissionais da saúde

Por Karolina Monte
3 abr 2023, 17h50

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (3) que o MEC (Ministério da Educação) voltará a permitir a abertura de cursos de Medicina no país. Na próxima quarta-feira (5), uma medida criada durante o governo Michel Temer proibindo a criação de novos cursos na área perde a validade. Implementada em 2018, a portaria tinha como justificativa barrar a abertura de graduações de baixa qualidade.

Em entrevista ao portal g1 Ceará, o ministro afirmou que a ideia agora é criar novos cursos onde haja carência de profissionais da área da saúde. Para isso, defende a integração ao programa Mais Médicos, abrindo editais e universidades nestas regiões mais carentes.

De acordo com dados do CFM (Conselho Federal de Medicina), embora o número de novos médicos no país tenha batido recorde em 2022, a distribuição ainda é um desafio. Enquanto nas capitais a concentração é de 6,12 médicos por mil habitantes, em cidades do interior essa proporção é de 1,72.

A preocupação com a qualidade da formação destes profissionais também seguirá sendo uma preocupação do MEC, já que, segundo o ministro, a medida para impedir a abertura de novos cursos foi burlada com a formação de turmas maiores.

O objetivo da moratória era reduzir o número de cursos, mas fez foi aumentar [o número de vagas em turmas], e temos que ver a qualidade desses cursos que estão sendo oferecidos para os estudantes de medicina no Brasil”, declarou o ministro.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade
MEC voltará a permitir a abertura de novos cursos de Medicina
Notícia
MEC voltará a permitir a abertura de novos cursos de Medicina
A ideia é integrar os novos cursos ao programa "Mais Médicos", focando em regiões com carência de profissionais da saúde

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.