Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Ministro da Educação é denunciado ao STF por crime de homofobia

Em entrevista em 2020, Milton Ribeiro disse que "não concordava" com o "homossexualismo" sob o argumento de que seria o resultado de "famílias desajustadas"

Por Wender Starlles
31 jan 2022, 18h56

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (31), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, pelo crime de homofobia.

O delito teria sido cometido pelo ministro, que também é pastor, em uma entrevista concedida ao jornal O Estado de S. Paulo, em setembro de 2020. Na ocasião, Ribeiro disse que “não concordava” com o “homossexualismo” e o atribuiu à existência de “famílias desajustadas”.

Na denúncia assinada no último sábado (22), a PGR argumenta que a fala do ministro induz o preconceito contra homossexuais e os coloca no campo da anormalidade. Além disso, discrimina jovens por sua orientação sexual e desqualifica as famílias em que foram criados, ao afirmar que são desajustadas.

Para sustentar a argumentação, a PGR utilizou trecho da entrevista ao jornal em que Ribeiro é questionado se a discussão de gênero dentro da escola não seria importante.

Na conversa, o ministro afirmou: ‘Por esse viés, é claro que é importante mostrar que há tolerância, mas normalizar isso, e achar que está tudo certo, é uma questão de opinião. Acho que o adolescente que muitas vezes opta por andar no caminho do homossexualismo (sic) tem um contexto familiar muito próximo, basta fazer uma pesquisa. São famílias desajustadas, algumas. Falta atenção do pai, falta atenção da mãe. Vejo menino de 12 ,13 anos optando por ser gay nunca esteve com uma mulher de fato, com um homem de fato. São questões de valores e princípios.”

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A acusação é sustentada na decisão tomada pelo STF em 2019, que equiparou o crime de homofobia ao crime de racismo.

Agora, cabe ao STF decidir se recebe ou não o pedido de acusação feito pela PGR. Caso isso aconteça, Milton Ribeiro se tornará réu no processo, que tem como relator o ministro Dias Toffoli.

+Professor da rede pública contribuiu para ausências no Enem, diz ministro

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Ministro da Educação é denunciado ao STF por crime de homofobia
Notícia
Ministro da Educação é denunciado ao STF por crime de homofobia
Em entrevista em 2020, Milton Ribeiro disse que "não concordava" com o "homossexualismo" sob o argumento de que seria o resultado de "famílias desajustadas"

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.