Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Professor da rede pública contribuiu para ausências no Enem, diz ministro

Segundo Milton Ribeiro, os alunos que mais precisaram não tiveram acesso à educação durante a pandemia; exame registrou 26% de abstenção

Por Wender Starlles
Atualizado em 22 nov 2021, 02h14 - Publicado em 21 nov 2021, 22h11

Na coletiva sobre o balanço da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que aconteceu na noite deste domingo (21), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, atacou a posição de docentes da rede pública de ensino que foram contra a volta às aulas durante a pandemia. “Muitos jovens, sobretudo das classes mais humildes, não puderam fazer a prova porque estudavam em escolas públicas em que os professores não queriam dar aula”, disse.

No segundo ano consecutivo de aplicação em meio à pandemia, o Enem 2021 registra cerca de 26% de abstenção, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Instituo Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice se manteve dentro da média em relação a edições anteriores realizadas antes da covid-19. “O mais importante não é o número de inscritos, mas sim a quantidade de candidatos que fazem a prova”, afirmou o ministro.

Durante a semana que antecedeu a primeira prova do Enem deste ano, servidores do Inep acusaram o governo federal de tentar interferir na elaboração dos conteúdos. O presidente Jair Bolsonaro teria pedido ao Ministro da Educação que trocasse o termo “golpe militar de 1964 por “revolução de 1964”, segundo denúncia.

A polêmica foi reforçada após Bolsonaro afirmar que a edição deste ano do Enem estaria com a cara do governo. Sobre o assunto, Milton Ribeiro comentou na coletiva: “Quem teve acesso à prova pode notar que ela segue o mesmo padrão. Tentaram politizá-la, mas não houve nenhum tipo de interferência. Se houvesse, e isso é apenas uma hipótese, algumas questões nem estariam ali”, comentou.

Acompanhe a cobertura completa do GUIA sobre o Enem 2021: gabarito, redação, comentários dos professores e mais 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O ministro criticou parlamentares que entraram com ações judiciais para tentar impedir a realização do exame apenas com base nas informações divulgadas por servidores do Inep, sem a apresentação de provas. “Fico cada dia mais indignado com pessoas que não têm o mínimo de consideração com os milhões de candidatos que se prepararam”, afirmou.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Professor da rede pública contribuiu para ausências no Enem, diz ministro
Enem, Notícia
Professor da rede pública contribuiu para ausências no Enem, diz ministro
Segundo Milton Ribeiro, os alunos que mais precisaram não tiveram acesso à educação durante a pandemia; exame registrou 26% de abstenção

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.