Na última sexta-feira (6), Manuel Palácios foi anunciado como novo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O instituto é responsável pela elaboração de provas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), entre outras avaliações educacionais. Palácios foi escolhido pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
Manuel Palácios é professor titular do Departamento de Educação da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), interior de Minas Gerais, desde 1991. É formado em Engenharia de Telecomunicações, mas durante o mestrado e doutorado realizou pesquisas dentro da áreas das Ciências Sociais, Posteriormente, orientou diversas pesquisas sobre avaliações da educação.
No Departamento de Educação da UFJF, Palácios também fundou e atualmente coordena o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed/UFJF), que oferece um programa de mestrado voltado para Gestão e Avaliação da Educação Pública, além de pesquisas e projetos voltados para sistemas de avaliação e aplicação de provas nas diversas federações do governo brasileiro.
Cargos públicos
O novo presidente do Inep já atuou no setor público antes. Foi diretor da Sesu (Secretaria de Educação Superior) do (MEC Ministério da Educação) durante o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Além disso, também compôs o governo de Dilma Rousseff como secretário de Educação Básica entre 2015 e 2016, período em que ajudou a elaborar a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Foi ainda diretor de Políticas da Educação Superior, diretor de Desenvolvimento da Educação Superior e secretário interino da Secretaria de Educação Superior do MEC.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.