Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Revolução Constitucionalista de 1932 é tema de exposição em SP

Mostra apresenta fotografias, objetos históricos e recria cenários da revolução

Por Luccas Diaz
Atualizado em 13 jul 2022, 15h38 - Publicado em 11 jul 2022, 17h10

Em seu aniversário de 90 anos, a Revolução Constitucionalista de 1932 torna-se o tema de uma nova exposição que fica em cartaz até setembro no Museu da Imagem e de Som (MIS), em São Paulo. Intitulada “1932: Revolução, Constituição e Cidadania – A força de um ideal”, a mostra tem como objetivo transportar o visitante para os três meses em que o estado de São Paulo lutou contra o governo de Getúlio Vargas.

A exposição foi desenhada e concebida para ser imersiva, com peças e cenários recriados a partir de pesquisas e fotos que ilustram o panorama brasileiro e mundial da década de 30.

Além de conferir itens históricos originais, o visitante terá a oportunidade de vivenciar o que ocasionou o conflito, aprendendo mais sobre seus desdobramentos históricos, tecnológicos e políticos.

A exposição relembra a morte emblemática dos quatro estudantes que ficaram conhecidos como “MMDC”, cita a alternância de poder entre São Paulo e Minas Gerais (chamada de política do café com leite), passa pela modernização das indústrias paulistas e ainda assombra o visitante com um cenário do “Fantasma da Morte”, o trem blindado criado pelos paulistas que era munido de canhões e metralhadoras.

Cenário com o trem usado pelo exército paulista na Revolução de 1932
“Fantasma da Morte” foi o nome dado pela tropa getulista ao trem blindado criado pelos paulistas. A locomotiva era munida de canhões e metralhadoras (Cinthia Bueno/MIS/Divulgação)

O objetivo da mostra é tornar o assunto mais acessível para o público, o que a torna uma boa oportunidade para estudar e aprender mais sobre o período. O levante representa um importante capítulo da chamada Era Vargas (1930-1945).

A exposição fica em cartaz até o dia 11 de setembro, de terça a domingo, das 11h às 19h. Os ingressos são gratuitos, mediante agendamento pelo site.

Continua após a publicidade

A Revolução de 1932

Homens militares preparam um canhão
A Revolução de 1932 teve 87 dias de combates e deixou um grande rombo na economia paulista (Wikimedia Commons/Reprodução)

Chamada de ‘contrarrevolução’ pelos getulistas, o levante paulista nasceu a partir de uma série de insatisfações. A principal tem início em 1930, quando Getúlio Vargas tomou o poder e instalou um governo provisório, dissolvendo o Congresso e depondo os governadores de estado. São Paulo, que se destacava graças ao dinheiro do café, perde o domínio político que alternava com Minas Gerais, na chamada “política do café com leite”.

Na época, o Partido Democrático (PD) e o Partido Republicano Paulista (PRP), que rivalizam entre si em São Paulo, uniram-se na Frente Única Paulista contra o Governo Provisório de Vargas. Entre as principais demandas estava o estabelecimento de uma nova Constituição – assunto que Vargas evitava, com o apoio dos chamados tenentistas (militares).

O embate começa no dia 9 de julho, mas dura apenas 87 dias. O exército paulista, mesmo com grande participação da própria população (que chegou a doar ouro em um campanha de financiamento público), foi massacrado pelo exército nacional. As tropas getulistas tinham um exército maior, além de mais armas e preparação militar.

Serviço exposição

1932: revolução, constituição e cidadania – a força de um ideal

Local: Espaço Expositivo 2º andar – MIS (Av. Europa, 158 – Jardim Europa / São Paulo)

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Data: 9/07 a 11/09

Horários: terça a domingo, das 11h às 19h

Ingresso: gratuito, pelo site

Classificação: Livre

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Revolução Constitucionalista de 1932 é tema de exposição em SP
Notícia
Revolução Constitucionalista de 1932 é tema de exposição em SP
Mostra apresenta fotografias, objetos históricos e recria cenários da revolução

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.