Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

STF contraria MEC e permite comprovante de vacinação nas universidades

A maioria dos ministros votou pela autonomia das universidades federais de exigirem ou não o passaporte vacinal

Por Juliana Morales
Atualizado em 18 fev 2022, 16h58 - Publicado em 18 fev 2022, 16h50

Nesta quinta-feira (17), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria a favor da autonomia das universidades federais de exigirem ou não de seus estudantes o comprovante de vacinação contra a covid-19. Com esse resultado, os ministros mantém a decisão individual do relator e também ministro, Ricardo Lewandowski. No final do ano passado, ele vetou a resolução do Ministério da Educação (MEC) que impedia as instituições de ensino de exigirem comprovante da imunização.

Quando a discussão começou

Em 30 de dezembro de 2021, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, publicou uma resolução no Diário Oficial da União estabelecendo que a exigência do comprovante de vacinação pelas universidades não deveria acontecer. Segundo ele, a regra representava “um meio indireto à indução da vacinação compulsória”.

“Enquanto não há lei federal, eu não acho correto nenhum reitor, seja de instituto ou de universidade federal, exigir uma certidão, um passaporte de vacina. Acho um absurdo. Se fosse assim, a gente deveria estender a exigência para outros tipos de doença. Isso está sendo usado politicamente, de uma maneira desequilibrada”, afirmou o ministro durante uma coletiva de imprensa no mesmo dia em que a resolução foi publicada.

Em resposta, na ocasião, Lewandowski afirmou que a decisão do MEC desestimulava a vacinação e ia contra evidências científicas, ferindo a Constituição em aspectos como o o direito à saúde e à educação.

O ministro citou a lei nº 13.979, assinada por Bolsonaro em fevereiro de 2020, que permite a realização compulsória de exames médicos, tratamentos específicos, coleta de amostras clínicas e, inclusive, de vacinação e outras medidas profiláticas, como forma de enfrentar o coronavírus.  

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

E as universidades?

Mesmo com o posicionamento do MEC contra o passaporte da vacina, muitas universidades já haviam anunciado que iriam aderir à exigência. É o caso da Unicamp, que comunicou que para frequentar as atividades no retorno presencial previsto para 3 de março, os estudantes precisam comprovar que estão com o ciclo vacinal completo.

Oito das 11 universidades públicas do Paraná também confirmaram que vão exigir passaporte de vacina contra a covid-19 para acadêmicos, como mostra reportagem do G1.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
STF contraria MEC e permite comprovante de vacinação nas universidades
Notícia
STF contraria MEC e permite comprovante de vacinação nas universidades
A maioria dos ministros votou pela autonomia das universidades federais de exigirem ou não o passaporte vacinal

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.