Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

UFBA oferece curso gratuito voltado aos jovens sobre “trabalho decente”

Dividido em quatro eixos, o curso aborda questões trabalhistas, Direitos Humanos e até finanças

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 14 fev 2022, 16h48 - Publicado em 14 fev 2022, 11h43

Em tempos de crise econômica, desemprego e precarização das relações trabalhistas, entender como deveria ser, idealmente, o mercado de trabalho torna-se cada vez mais difícil. É pensando nisso que o Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) oferecem o curso de extensão “Juventude e o Trabalho Decente”, voltado a lideranças jovens. As inscrições podem ser feitas neste link e o curso precisa ser finalizado até 28 de fevereiro.  A formação, gratuita, oferece um certificado que pode ser usado como comprovante de horas complementares na graduação.

O curso é totalmente online e ministrado em quatro eixos, com cinco disciplinas cada. Para receber o certificado, é necessário cursar pelo menos uma disciplina do primeiro eixo e somar, ao final, 160 horas de aulas assistidas o que corresponde a pelo menos quatro disciplinas. Nos quatro eixos, o aluno terá a chance de estudar mais sobre o conceito de trabalho decente, políticas públicas, Direitos Humanos e até finanças.

O objetivo central do curso é fornecer ferramentas para que os jovens ajudem a reverter o cenário de precarização do trabalho. “O curso proporciona o entendimento sobre direitos e desafios do trabalho digno. Tanto para os jovens quanto para quem trabalha com a juventude, o curso abre caminhos para incorporar ações voltadas para transformações”, afirma em nota Karen Castelli, diretora do CEMJ.

Em 2020, primeiro ano de pandemia, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) revelou que o principal motivo apontado por jovens de 14 a 29 anos que abandonam os estudos é a necessidade de trabalhar. A pandemia também fez reverter o cenário de queda dos índices de trabalho infantil no mundo.

“A juventude é mais exposta ao desemprego e à informalidade. Com a crise prolongada que o Brasil atravessa, há ainda mais precariedade no mundo do trabalho e o jovem é a parcela da sociedade que é mais atingida, pois não possui experiência e fica sujeito à ocupações informais, com baixo salários e sem direitos”, afirma Euzébio Jorge, coordenador do curso “Juventude e Trabalho Decente” e presidente do CEMJ.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

 

Publicidade
UFBA oferece curso gratuito voltado aos jovens sobre “trabalho decente”
Notícia, Universidades
UFBA oferece curso gratuito voltado aos jovens sobre “trabalho decente”
Dividido em quatro eixos, o curso aborda questões trabalhistas, Direitos Humanos e até finanças

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.