O World Reputation Rakings, tradicional ranking universitário, revelou nesta semana o seu levantamento referente ao ano de 2023 – e uma universidade brasileira está entre as 100 melhores. A lista elenca as melhores universidades do mundo de acordo com critérios como pesquisa, corpo docente, impacto na indústria e relevância internacional. Os dados são compilados e publicados anualmente pela Times Higher Education.
A pesquisa utilizou como recorte temporal o período entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, e escutou cerca de 38 mil acadêmicos convidados, de diferentes países.
USP é a única brasileira entre as 100 melhores
Entre as cem primeiras colocadas no ranking, há apenas uma universidade brasileira. É a Universidade de São Paulo (USP), que ocupa a faixa da 81-90º posição. Apenas as cinquenta primeiras são elencadas individualmente, a partir da 51º posição, as universidades com a mesma pontuação são agrupadas em faixas de dezenas. Assim, na mesma faixa que a USP, estão outras universidades. São instituições dos EUA, Holanda, Austrália e Alemanha.
- Universidade de São Paulo (Brasil)
- Australian National University (Austrália)
- Brown University (Estados Unidos)
- University of Colorado Boulder (Estados Unidos)
- Leiden University (Holanda)
- Monash University (Austrália)
- RWTH Aachen University (Alemanha)
- Texas A&M University (Estados Unidos)
- Utrecht University (Holanda)
+ USP tem 12 cursos entre os 50 melhores do mundo
Brasil é o único da América Latina
O Brasil é o único país da América Latina a ter uma universidade incluída entre as 100 melhores do mundo. Depois da USP, aparece a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), classificada na 151-175º posição. É a terceira vez consecutiva que a USP ocupa a faixa da 81-90º posição. A universidade, no entanto, já teve ranqueamentos diferentes: em 2013 esteve em 61-70º, e em 2020, em 91-100º, por exemplo.
No total, 31 países tiveram universidades incluídas entre as 100 melhores. As nações com mais representantes são: Estados Unidos, com 52, Reino Unido, com 20, China, com 15, e Alemanha, com 14.
O top 10
Nas dez primeiras colocadas, poucas mudanças em relação a anos anteriores. Sólido na lista, os Estados Unidos lideram o ranking, com a Universidade Harvard ocupando o primeiríssimo lugar – do qual nunca saiu. Em seguida, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade Stanford, ambas também estadunidenses.
+ Conheça as 8 universidades que formam a Ivy League
A primeira universidade europeia no top 10 é a tradicional Universidade de Oxford, do Reino Unido. Logo abaixo, a Universidade de Cambridge, também britânica, representando as únicas instituições do velho continente.
Ainda entre as dez primeiras colocadas, duas asiáticas. A Universidade Tsinghua, da China, e a Universidade de Tokyo, do Japão, fecham o grupo laureado. Confira o top 10 completo abaixo.
- Harvard University (Estados Unidos)
- Massachusetts Institute of Technology (Estados Unidos)
- Stanford University (Estados Unidos)
- University of Oxford (Reino Unido)
- University of Cambridge (Reino Unido)
- University of California Berkeley (Estados Unidos)
- Princeton University (Estados Unidos)
- Tsinghua University (China)
- Yale University (Estados Unidos)
- The University of Tokyo (Japão)
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.