Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

5 dicas para encontrar o trabalho dos sonhos, segundo especialistas

Entender sobre você mesmo e sobre as empresas para as quais está se candidatando são bons caminhos

Por Redação 31 Maio 2022, 10h23

Este texto foi originalmente publicado no portal Na Prática, da Fundação Estudar, parceira do GUIA DO ESTUDANTE.

É necessário explicar minhas motivações e propósitos se o recrutador não perguntar? Quando é hora de falar de pretensão salarial? E o que vestir para passar a melhor impressão na entrevista de emprego?

Sim, existem muitas dúvidas que surgem quando estamos passando por um processo seletivo. Para a maioria delas, existe uma resposta. 

Mas como saber o que pensam e o que esperam os recrutadores?

Esse foi um dos temas do evento Um Salto Para o Seu Futuro, da Fundação Estudar. Com a ajuda de Lívia Kuga, Líder em Pessoas e Performance da Stone, e Roberta Valezio, Head de Engajamento e Experiência na Neon, reunimos dicas que ajudam na hora do processo seletivo.

Confira a seguir.

5 dicas para acertar o caminho profissional e ir bem

#1. Foque, mas esteja aberto a mudanças

Lívia Kuga explica que um dos seus maiores erros no início da carreira foi o de prestar “milhares” de processos seletivos ao mesmo tempo.

Segundo ela, isso prejudica nossa capacidade de estar 100% bem durante uma entrevista, já que o nosso tempo e a nossa energia estão sendo divididos com outras demandas.

A líder diz, nesse caso, que o ideal é manter um foco na hora de procurar trabalho, ainda que, no fim das contas, seja preciso estar aberto ou aberta às mudanças de carreira.

Trata-se de um equilíbrio, de acordo com ela, que pode ser fundamental para tirar a pressão de um momento tão difícil como o início de carreira.

Continua após a publicidade

#2. Entenda o que você não gosta

Já para Roberta, uma postura que pode ajudar a determinar o foco indicado por Lívia é entender os trabalhos que o profissional não quer fazer.

Uma dica, então, segundo ela, é fazer listas de empresas e funções que se adequam aos seus valores e uma outra lista de tarefas que, mesmo dentro do escopo da sua formação, não te animam.

Essa ideia, aponta a gestora, pode orientar melhor os esforços de desenvolvimento antes de ingressar no mercado de trabalho e mesmo depois.

#3. Entenda as empresas nas quais você quer trabalhar

Segundo Roberta, algo muito importante que ajuda os profissionais a serem mais felizes em seus trabalhos é entender o serviço ou produto entregue pelas empresas.

Para ela, pensar cultura das empresas e se conhecer não basta. O modelo de negócios e como a organização funciona indicam como será o seu dia a dia.

Algumas das maneiras de verificar esse tipo de informações são:

  • Olhar sites como o Glassdoor, para colher depoimentos;
  • Verificar o Linkedin de outros funcionários das empresas para as quais você está aplicando;
  • Olhar as notícias sobre a empresa na imprensa;
  • Questionar detalhes da empresa em entrevistas.

#4. Adquira as competências que você não têm e que te reprovam

Para quebrar o paradigma entre o candidato que não tem uma competência e a vaga que demanda essa habilidade, Lívia diz que não tem saída: é preciso estudar e adquirir as habilidades.

Uma forma de fazer isso, segundo ela, é pesquisando as habilidades que a maioria das empresas tem procurado. Habilidades ligadas à tecnologia, como programação, por exemplo, podem ser um caminho definitivo nos próximos anos.

#5. Entenda o mecanismo de busca dos recrutadores

Para Roberta, é importante que os profissionais compreendam o padrão de busca dos recrutadores para criar um perfil recheado de palavras-chaves que melhor descrevam suas habilidades e seu histórico profissional.

Estar preparado, segundo ela, é compor um currículo que resuma com eficiência quem você é e como você pode ajudar nas demandas de uma posição em específico. Além disso, estar preparado é também conhecer a empresa, o escopo da vaga e tudo que envolverá o seu trabalho. Não basta apenas enviar um arquivo.

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Continua após a publicidade

Publicidade