logo-ge

A carreira de Ciências Contábeis corre o risco de ser extinta?

Orientador profissional esclarece

Boa tarde! Estou cursando Ciências Contábeis e andei lendo alguns artigos na internet que me preocuparam muito sobre o futuro da contabilidade e ciências econômicas. Especula-se que os sistemas de informação irão agilizar os processos contábeis dentro de uma empresa a tal ponto que não haverá necessidade de um contador. Agora estou em dúvida: mudo de curso ou continuo mesmo sabendo desses dados? O que esperar do futuro da contabilidade? Obrigado!
Enviado por Leonardo

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, há mais de 400 mil profissionais registrados o Brasil, incluindo-se os de formação técnica (de nível médio) e os bacharéis (graduados em faculdades). Apesar do grande número de profissionais, há carência de mão-de-obra especializada, principalmente nas regiões sul e sudeste.

As ferramentas desenvolvidas na área da informática contribuem para a organização e otimização do trabalho dos contadores. No entanto, há decisões, análises e orientações que não podem ser substituídas pelo computador. Toda empresa precisa de um contador responsável pelo controle de suas contas, registro de seus negócios, recolhimento de impostos, assinatura de balanços e outros documentos oficiais. Funções como controladoria e auditoria nunca poderão ser substituídas por programas de computador.

Leia com reserva matérias citadas e compare: houve diminuição do campo de trabalho dos médicos por conta do desenvolvimento da tecnologia de exames diagnósticos? Saiba que segundo dados do Ministério do trabalho e Emprego, cerca de 20.000 médicos foram contratados no Brasil no último ano.

 

Leia mais:
– Conheça o curso e o mercado de trabalho de Ciências Contábeis
– Qual a diferença entre os cursos de Economia e Ciências Contábeis?