Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

A demanda por profissionais de Contabilidade tende a aumentar?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 14h00 - Publicado em 21 jan 2011, 14h44

Terminei o ensino médio em 2010 e pretendo cursar Contabilidade. Pesquisei e vi que atualmente nessa área falta profissionais qualificados, porém começarei a faculdade em 2012 e terminarei apenas em 2016, e até lá a situação terá mudado. Gostaria de saber qual a tendência na área e se a falta de profissionais qualificados continuará.
Enviado por Karina

A área de Contabilidade ou Ciências Contábeis tem um histórico de pouca variância, ou seja, há muito tempo ela se mantém estável. Toda e qualquer empresa, independentemente do seu porte, necessita do trabalho e do contador ou do contabilista.

 

Saiba também que a legislação referente ao recolhimento de impostos e processamento de obrigações contábeis muda constantemente, o que imprime maior necessidade por tal profissional, bem como indica a necessária atualização incessante de seus conhecimentos.

Continua após a publicidade

Gostar de cálculos, meticulosidade e concentração fazem parte do cotidiano de seu trabalho. Afinal, é um trabalho de extrema responsabilidade, acompanhado de muito perto por órgãos de controle, tanto profissionais como o conselho profissional da profissão como outros, como os Tribunais de Contas (da União, do Estado).

A função principal do contador é controlar o fluxo financeiro e contábil das empresas, de órgãos governamentais, indicando como e porque o dinheiro foi gasto, qual a saúde financeira de um empreendimento, entre outras atividades.

Outra possibilidade é o ingresso na carreira de auditor: profissional responsável pela análise e fiscalização das contas de uma empresa, indicando inclusive se há desperdício ou desvio de verbas, o que, para qualquer empresário, é de suma importância.

De fato, não há indicadores que apontem para uma diminuição da demanda de tal profissional nos próximos anos. Considere, no entanto, que como em qualquer carreira, os melhores postos são ocupados pelos profissionais que acumulam melhor formação, cursos de extensão ou especialização e experiência profissional.

Leia mais:
– Ciências Contábeis é o curso certo para mim?
– Administração ou Ciências Contábeis?
– “Deixei de fazer Ciências Contábeis para cursar Gestão Financeira”

Continua após a publicidade
Publicidade