logo-ge

A Engenharia Cartográfica é uma carreira promissora?

Orientador profissional esclarece

Sempre me senti atraído por mapas, matemática e geografia física. Creio que a Engenharia Cartográfica, além de contemplar todos esses setores, se adeque a minha personalidade. Entretanto, o mercado tende a ser favorável para esse profissional nos próximos 5 anos?
Enviado por Guilherme

De fato os interesses apontados guardam relação com a Engenharia Cartográfica (também denominada Engenharia de Agrimensura e Cartográfica).

Há diversas variáveis que influem no mercado de trabalho, como oferta de vagas nas universidades, prestígio social que as profissões podem conquistar, desenvolvimento de novas tecnologias ou procedimentos, intensificação do desenvolvimento do setor da economia em que uma profissão se insere, ampliação do campo de atuação pelo surgimento de novas demandas (setores ainda não explorados), entre outras.

As tendências de mercado devem ser analisadas com cuidado. Observe que preocupações com a preservação das condições ambientais foram e continuam sendo amplamente debatidas pela sociedade. Porém profissões ligadas ao tema, como Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal não tiveram a expansão na oferta de trabalho de trabalho na proporção que os analistas apontavam. O mesmo ocorre com a engenharia de petróleo e gás, que ainda aguarda ,maior clareza quanto ao montante e à forma como ocorrerá a exploração da jazidas da camada pré-sal.

Como tendência geral o panorama é favorável. Regularização de lotes e áreas de reserva, implementação da infraestrutura de transporte e de obras ligadas a eventos como a copa do mundo e as olimpíadas, alimentação e análise de dados de ocupação do solo são setores aquecidos no atual contexto. Considere que o panorama pode se alterar nos próximos 5 ou 10 anos.

Procure entrevistar profissionais e professores de cursos de graduação na área, bem como pesquisar a grade curricular do curso.

Leia mais:
– Qual Engenharia combina com você?
 – Gosto de matérias de Exatas. Qual curso devo fazer?
– Máquina de Profissões: descubra a carreira certa para você