logo-ge

A minha paixão é a música, mas já tenho 32 anos e preciso focar no atual emprego. O que fazer?

Orientador profissional esclarece

Tenho 32 anos, nunca fiz faculdade, por motivos financeiros e também porque minha família nunca me incentivou, fui criada achando que isso não era importante. Há alguns anos descobri o canto, amo música. Já canto em alguns corais e casamentos. Mas tenho que estudar muito para ter alguma chance, deveria ter começado a pensar nisso desde cedo. No momento estou numa empresa como assistente administrativo e ganho bem, mas preciso fazer uma faculdade para melhorar minha situação no emprego. Pensei em Psicologia para a área de recursos humanos ou Marketing. Contudo, não sei se levo jeito para isso. E o meu sonho verdadeiro é a música, gostaria de estudar isso na faculdade. Contudo, não posso abrir mão de meu atual sustento e também já sou “velha” para perder tempo. O que eu faço?
Enviado por Marta

Você está com 32 anos. Quando construímos um projeto de vida? Com 10, 20, 30 ou 40 anos? Não há tempo para isso, não lhe parece? Suas decisões é que poderão lhe guiar.

Suponha que você decida cursar Medicina: uns três anos de preparação para o vestibular, seis anos de curso e mais dois de residência. Com 41 anos você seria médica; iniciante, mas médica. Valeria a pena? Só quem poderia julgar é você, e você não pode, pois não tem 41 anos.

Todo projeto envolve riscos, um somatório de ganhos e perdas. Amplie suas opções: investigue o que realmente pode lhe trazer prazer ao trabalhar, como a Psicologia que você citou, não apenas as carreiras que possam dar continuidade a seu trabalho atual (que logicamente não é eterno).

Negocie com você mesma seus anseios e suas necessidades – assim como a manutenção financeira de sua família. Mas não deixe de construir projetos e correr atrás dos sonhos.

Leia mais:
Luto pelo meu sonho ou aceito fazer um curso menos concorrido?
Continuar na área em que atuo ou começar do zero?
Qual a idade ideal para definir a profissão?
Tem limite de idade para iniciar a carreira?