logo-ge

Administração, Recursos Humanos ou Gestão Ambiental?

Orientador profissional esclarece

Administração, Recursos Humanos ou Gestão Ambiental? Estou em dúvida sobre qual curso fazer. Qual seria o melhor no campo profissional, em termos de salário, e que abrange mais áreas a serem trabalhadas? Qual seria o curso que me daria mais oportunidades?

Carla Soares

O curso de Recursos Humanos é oferecido na modalidade Tecnológica, que se constitui como um curso superior de curta duração e tem a proposta de ser mais prático e responder a necessidades específicas do mercado de trabalho. Gestão ambiental é ofertada tanto na modalidade tecnológica quanto de bacharelado. O curso de Administração de Empresas, quando não acompanhado de algum complemento, sempre é oferecido na modalidade de bacharelado.

Para trabalhar na área de recursos humanos, você pode se preparar de várias formas. Pode fazer um curso em Psicologia, Pedagogia, Serviço Social e Administração de Empresas, dependendo do que quer fazer dentro da área. O curso tecnológico de Recursos Humanos prepara diretamente para esta a função. Isto pode ser uma vantagem ou desvantagem dependendo do ponto de vista. Se a pessoa tiver muito claro o que pretende, é uma forma mais rápida de chegar ao mercado, mas caso não, deixa de dar outras formações para atuar em campos de trabalho diversos.

A modalidade de formação Tecnológica no Brasil é relativamente nova e ainda precisa se provar no mercado.

Sobre a sua pergunta a respeito de qual das 3 profissões abrange mais áreas de trabalho, a resposta é Administração, uma vez que as outras, como já dito, atacam áreas específicas de mercado, o que também pode ser sua grande vantagem. Um administrador vai se especializar depois de formado, por meio da própria prática e de cursos de pós-graduação.