logo-ge

Adoro artes mas quero ganhar dinheiro. Engenharia Ambiental é uma boa?

Orientador profissional esclarece

Moro em Salvador e estou prestes a começar um curso tecnólogo em Logística, mas sinto que não é a minha área. Fiz vários testes vocacionais e eles apontam áreas artísticas. Amo Teatro, já pensei em fazer Design, mas, em primeiro lugar, quero ter uma profissão que eleve o meu status, que pague bem. Fazer Engenharia Ambiental é uma boa?
Enviado por Anônimo

Mais importante que os resultados dos testes é você considerar seus interesses e valores. Sua aproximação com o campo artístico é relatada como prazerosa e afetiva. A referência à Engenharia Ambiental é feita de forma mais objetiva, considerando a possibilidade de maior remuneração. Esta é uma clássica questão em orientação profissional: “devo fazer o que gosto ou o que me dará mais dinheiro”? Tal dilema muitas vezes parece colocar em polos totalmente opostos as opções.

Mas é possível pensar soluções intermediárias, assim como enxergar as opções de forma menos absoluta. Ou seja: você pode ter interesse pelo que dá sucesso financeiro e pode conquistar rendimentos um pouco maiores no que está associado ao afeto.

Para ampliar sua reflexão, você deverá conhecer melhor seus valores, sua história e suas expectativas para o futuro. Deverá conhecer melhor a realidade de mercado de trabalho das profissões e detalhes sobre ambiente de trabalho, tempo de constituição de carreira, grade curricular dos cursos etc.

Consulte as centenas de respostas que estão nesta sessão de orientação profissional para ter mais dicas. Mas considere que sua escolha, mesmo depois de bem informada, envolverá uma dimensão emocional, um “ato de coragem”.

– Guia de Profissões: Engenharia Ambiental

– Guia de Profissões: Artes Cênicas

– Guia de Profissões