logo-ge

Adoro ler e escrever. Será que Jornalismo é mais o indicado?

Orientador profissional esclarece

Estou no 2º ano do ensino médio e ainda não sei o que prestar… Ganhei um concurso de crônicas de minha cidade, e tive meu texto publicado em um livro. Adoro ler e escrever, quero fazer algo relacionado a isso, claro! Pensei em fazer jornalismo, trabalhar na redação de um jornal ou revista. Será?

Parabéns pelas conquistas! Seu interesse pela área de comunicações sociais parece consistente. A opção por jornalismo pode ser interessante para você; a leitura constante é condição importante para o bom desenvolvimento das funções do profissional desta área.

Mas reflita também que a maior parte dos textos que este profissional produz dirigem-se aos interesses públicos, coletivos, e pouco se referem aos interesses pessoais ou aos pontos de vista do jornalista. Contemple também em suas pesquisas outras carreiras como cinema (que tal pensar em se tornar roteirista de cinema?), letras (é possível desenvolver pesquisas sobre literatura), publicidade (se você se interessa por estratégias de comunicação ou mesmo para ser a responsável pelos textos na equipe de criação).

Você até pode, hoje, fazer uma experiência real para “sentir o gostinho”. Que tal montar e manter um blog?

Além disso, a título de sugestão indicamos o livro Cartas a um jovem escritor, de Mario Vargas Llosa. Você pode explorá-lo como obra de arte, mas também como elemento para pensar sua escolha.