Vou prestar vestibular este ano e estou em dúvida entre Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Acabei optando pela Arquitetura, mas diante de tantas informações negativas que as pessoas me passam sobre a profissão, fiquei receosa.
Gostaria de saber se o arquiteto só pode trabalhar em construção civil ou se há outras áreas de trabalho. E com a construção civil crescendo e necessitando cada vez mais de engenheiros, a arquitetura também ficara muito solicitada?
Enviado por Pamela Resende
O Brasil passa por um momento de crescimento geral da economia. Recentemente foi divulgado que a expectativa anual de crescimento da economia subiu de 6,5% para 7,2%.
Uma das principais áreas da economia que sustentam este índice é a atividade no campo da construção civil. Isto é um bom indicador do mercado de trabalho tanto de Engenharia Civil quanto de Arquitetura. Considere, no entanto, que estes dados são de hoje e não do momento em que você vai se formar.
Pense que sua opção passa por um ato de coragem, de determinação pessoal. Contemple também a diversidade de áreas de atuação do arquiteto: o profissional pode trabalhar com o planejamento da utilização de espaços públicos, com decoração de ambientes residenciais, na definição de linguagens empresariais específicas, no desenho de novos produtos junto a empresas dos mais diversos ramos, entre outras atividades.
Leia mais:
– Faça o teste e veja se Engenharia Civil é a carreira certa para você!
– Será que Arquitetura é a escolha ideal?
– Orientação profissional: Arquitetura ou Engenharia Civil?