logo-ge

Arquitetura ou Engenharia Civil?

Orientador profissional esclarece

Estou cursando o 2º semestre de arquitetura e urbanismo. Acho linda a profissão, entretanto, não sou uma pessoa muito criativa e não suporto ficar projetando e fazendo maquetes, além de não desenhar muito bem. Sou uma pessoa muito prática, objetiva e racional. Por outro lado, não me dou muito bem com cálculos, mas até gosto! É aconselhável eu mudar logo para civil ou dar mais um tempo para ver se me adapto à arquitetura?

O abandono de um curso deve ser objeto de muita reflexão. Devemos lembrar que o curso faz parte da etapa de formação profissional, mas não se confunde com a profissão. Os cursos, em geral, são planejados para apresentar de forma ampla todas as possibilidades teóricas e práticas da profissão. Pode acontecer de uma pessoa não gostar de uma parte de seu curso e se tornar um excelente profissional. Assim, acreditamos que você deve antes de mais nada tentar conhecer todas as possibilidades que a profissão oferece para pensar se deve ou não continuar a freqüentar o curso.

Por outro lado, você deve buscar informações a respeito do novo curso, principalmente conhecer a grade curricular. Você irá perceber que a formação de um engenheiro pressupõe muito cálculo. Além disso, o trabalho dele tem como fundamento o projeto, mas com um sentido diferente do arquiteto (você tem clareza da diferença da intervenção de um arquiteto de um engenheiro civil numa obra?).

Dar um tempo não resolve problema algum. O que resolve mesmo é se debruçar sobre o questionamento, não ter medo de enfrentá-lo, analisando o máximo de itens que envolvem essa decisão.