Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Às vésperas da Copa e das Olimpíadas no Brasil, como se destacar na área de Turismo?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h51 - Publicado em 29 abr 2013, 20h12

Como construir uma carreira sólida no Turismo? Sei que esse ramo crescerá muito no Brasil nos próximos anos devido a eventos como a Copa e as Olimpíadas, mas ainda assim, como se destacar e como se manter na profissão? Outra dúvida que eu tenho é sobre a escolha de um curso. Acho que Turismo é uma ótima ideia, assim como Arquitetura e Relações Internacionais. Como fazer a minha escolha?
Enviado por Giovana Burda Bueno

O Bacharelado em Turismo forma o profissional para a carreira de Turismólogo, profissão reconhecida por lei desde janeiro de 2012. Há também a formação em curso na modalidade tecnológica, denominado Gestão de Turismo. Eventos de grande porte como a Copa do Mundo de futebol e as Olimpíadas poderão alavancar o setor, bem como a posição de cada vez maior destaque no campo dos negócios de determinadas regiões do país, também para o público interno como externo. A recente regulamentação da profissão também pode ser um bom indicador, já que este profissional disputa vagas como pessoas de outras formações.

Esta é uma carreira voltada para a administração dos negócios e elementos que compõem as atividades ligadas a viagens e eventos, sejam elas de lazer, de negócios ou científicas. Ocupa-se dos trâmites quanto a determinação de hotéis, roteiros de viagem, administração de atividades de sustentação administrativa em operadoras de turismo, entre outras atividades (que você pode pesquisar na seção Profissões e Universidades deste site).

Como em qualquer profissão, a qualificação profissional é um diferencial para melhores oportunidades. Nesse sentido, realizar o curso em uma universidade conceituada, ter conhecimento de outras línguas, a ampliação da cultura geral e o desenvolvimento de atitudes positivas no relacionamento interpessoal contribuem para melhores perspectivas, bem como realizar constantemente cursos relacionados à profissão escolhida são fatores centrais para o aumento das chances de uma boa colocação inicial. A realização de bons estágios, o envolvimento com a iniciação científica no curso aumentam suas competências.

Outros fatores podem contribuir como a realização de uma rede de contatos profissionais (networking), habilidades e competências quanto ao relacionamento com as pessoas, espírito de colaboração e contribuições para um bom clima grupal e portar-se de forma ética.

O profissional deve também estar atento às diretrizes da empresa em que trabalha ou deseja trabalhar, seus valores, ideais, missão.

Sobre indicações gerais de como realizar a escolha profissional, consulte questões similares nesta seção do site.

Leia mais:
– Devo fazer Relações Internacionais ou Turismo?
– Qual a diferença entre Hotelaria e Turismo?
– Faça o teste e descubra se Turismo é a profissão certa para você

Continua após a publicidade
Publicidade