Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Au Pair: conheça os prós e contras dessa modalidade de intercâmbio

É uma modalidade que gera bastante interesse por permitir que o intercambista ganhe dinheiro durante a viagem

Por Redação Atualizado em 27 jan 2021, 19h45 - Publicado em 27 jan 2021, 19h41

Este texto foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar, parceira do Guia do Estudante. 

Para quem não sabe, Au Pair é uma modalidade de intercâmbio na qual a pessoa viaja para trabalhar cuidando dos filhos de uma família do país de destino. É uma modalidade que gera bastante interesse, por permitir que o intercambista ganhe dinheiro durante a viagem.

Mas, como você pode imaginar, o intercâmbio Au Pair exige uma boa capacidade de adaptação. Afinal, você estará lá a trabalho, e precisará adequar a sua rotina à rotina da sua família anfitriã. Para falar sobre os prós e contras desse tipo de oportunidade, conversamos com a Mi Alves, que já está no seu quinto intercâmbio. Confira:

Au pair: o que é

Em essência, o intercâmbio “au pair” é um esquema no qual o intercambista vai morar na casa de uma família-anfitriã (“host family”). Lá, recebe alojamento e alimentação, além de um salário, para trabalhar para essa família, geralmente cuidando das crianças.

Como a Mi Alves aponta, uma das principais vantagens do Au Pair é o seu custo-benefício. Afinal, ele permite ficar até dois anos no país de destino, podendo estudar enquanto recebe um salário pelo seu trabalho. E como o intercambista mora na casa da família anfitriã, não precisa se preocupar com despesas como alimentação, moradia, etc.

Por outro lado, isso também significa que você mora com os seus chefes. Isso exige bastante disciplina e uma capacidade de se adaptar à rotina da família e às situações que vão surgindo. E como o principal trabalho é cuidar de crianças, é essencial que o intercambista tenha uma afinidade com tarefas desse tipo.

Um ponto interessante é que essa modalidade de intercâmbio é regulamentada em alguns destinos. Nesses casos, o intercambista pode contar com um amparo legal para o seu trabalho. É importante ficar atento a esse ponto na hora de escolher um país de destino para o intercâmbio Au Pair.

E, em todos os casos, esse cenário de responsabilidade e envolvimento com uma família é um ambiente muito bom para aprender a língua do país de destino. Mas, como sempre, é importante que você tenha um objetivo claro ao considerar os eu intercâmbio de Au Pair, pois talvez haja intercâmbios que contemplem melhor o que você deseja.

Continua após a publicidade
Publicidade