Bacharelado em Administração ou tecnólogo em Gestão Financeira?
Orientador profissional esclarece
Estou em dúvida sobre qual faculdade fazer entre o tecnólogo em Gestão Financeira ou o bacharelado em Administração. Qual o melhor curso para me aprofundar em Administração Financeira? O mercado de trabalho para o gestor financeiro está em alta?
Enviado por Marcos
A Gestão Financeira é atividade fundamental para o sucesso de empreendimentos, estando presente em todos os setores da atividade humana, especialmente no contexto do modelo atual da economia mundial, o capitalismo financeiro. Esta área contempla profissionais de diversas formações como Administração, tecnologia em Gestão Financeira, Economia, Ciências Contábeis e mesmo Engenharia (especialmente de Produção).
O bacharelado em Administração possui duração maior e mais disciplinas de cunho teórico quando comparado ao curso tecnológicos de gestão financeira. Em geral os bacharelados permitem maior flexibilidade quanto a possibilidades de inserção profissional. Por exemplo: um administrador recebe formação que o habilita a atuar nas áreas financeira, de logística, de recursos humanos.
>> Teste: Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil?
Já os cursos tecnológicos na área promovem uma determinada habilitação. Os cursos tecnológicos receberam forte expansão a partir da última década do século passado; tal fato se deveu à proposição por parte do governo federal de diminuição do tempo de formação e de oferta de profissionais capacitados que atendessem a demandas específicas das empresas, sem a necessidade de aprofundamento teórico mais abrangente.
Justamente por tal especificidade, encontram bons nichos de colocação profissional, desde que haja necessidade deste profissional em determinado momento econômico. A contrapartida está na limitação que o profissional pode encontrar se precisar ou desejar realizar o que se chama de “deslocamento horizontal”, isto é, migrar para outro setor de atuação na mesma profissão. Para ampliar suas chances neste caso, caberia buscar cursos de especialização e aprimoramento em setores específicos de atuação.
Como a atuação em Gestão Financeira sofre a disputa de diversos profissionais, o investimento na formação e no desenvolvimento da carreira é essencial. O primeiro passo é a realização de um bom estágio.
As opções de enriquecimento de sua formação são múltiplas: mestrado, especializações diversas (em função do setor de atuação), MBAs (sigla de Master in Business Administration, especialização própria à área administrativa voltada principalmente para a formação de quadros gerenciais / executivos).