Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Bacharelado ou licenciatura em História?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Por Taís Ilhéu 12 abr 2019, 15h15

Quero fazer história, mas estou em dúvida se escolho bacharelado ou licenciatura

Rodrigo Barbosa

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

Olá Rodrigo, tudo bem?

Essa escolha terá que ser feita pensando no seu objetivo final. Uma formação de Bacharelado te possibilita trabalhar na área de atuação escolhida e se tornar especialista naquilo, construindo uma carreira. É muito comum pensar que quem faz História como Bacharel tem que somente dar aula. Fazendo Bacharelado em História você poderá trabalhar no segmento empresarial, público e pesquisa, por exemplo.

Um historiador pode ser especializado na área de pesquisa a fim de preservação de arquivos históricos, documentação de arquivos públicos e até como assessor de produção em TV e Cinema. Uma boa forma de você conhecer mais sobre as áreas de atuação é conversando com profissionais formados. Assim você terá mais informações concretas para tomar sua decisão. Além disso, durante a faculdade você poderá explorar estágios para descobrir o que realmente você quer se dedicar após a graduação.

Já uma licenciatura é uma exclusividade para quem quer se dedicar à carreira de professor. Se é essa sua intenção, bingo! Porém, lembre-se que licenciatura te dará possibilidade de lecionar apenas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Para lecionar em níveis de Educação Superior, será necessário, posteriormente, se dedicar a uma pós-graduação stricto-sensu e obter o título de Mestre.

Por último, lembre-se de pensar no que realmente te dá prazer e investir nisso. Quando fazemos algo que gostamos e temos o perfil, com certeza ficamos mais felizes e o resultado vem!

Boa sorte!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).

Continua após a publicidade
Publicidade