Clique e assine GE Play por R$16,90

Ciências Biológicas será como eu imagino?

Orientador profissional esclarece

Por Redação - Atualizado em 16 Maio 2017, 13h53 - Publicado em 20 Maio 2010, 13h18

Penso em fazer Ciências Biológicas porque adoro plantas e animais. Passaria o dia inteiro entre eles! Mas como é o dia-a-dia de um biólogo? Realmente é possível todo esse contato?
Enviado por Vanessa Araujo

 A formação em Ciências Biológicas abre espaços para diversas atuações, como quase em todos os cursos de graduação. Esta é uma carreira científica, própria àquelas pessoas que desejam investigar e descobrir novas evidências e fatos que a realidade parece esconder. Você tem este espírito investigativo?

O biólogo pode investir sobre diversas áreas: a pesquisa de ecossistemas, colaborar em descobertas de doenças e meios de combatê-las, colaborar para preservar espécies em processo de extinção ou mesmo trabalhar em hospitais cuidando de assepsia (a eliminação de micro-organismos que possam infectar os procedimentos cirúrgicos).

É possível, também, ter contato cotidiano com plantas e animais. Você poderá se envolver com pesquisas sobre o comportamento ou rotinas de determinadas espécies, sobre sua evolução em determinado meio ambiente.

Saiba, porém, que boa parte dos biólogos torna-se professores de biologia nos curso de ensino médio por questões determinadas pelo mercado de trabalho.

Há outras alternativas: como o ingresso em instituições públicas por meio de concursos – como no IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; o engajamento em ONGs (Organizações Não Governamentais); ou o trabalho em empresas privadas que defendam a preservação do meio ambiente – como em condomínios que ocupam áreas de preservação.

Continua após a publicidade
Publicidade