Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Como avaliar um curso de Medicina?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h41 - Publicado em 20 dez 2010, 13h47

Estou em dúvida sobre qual faculdade de Medicina escolher. Moro em uma cidade que tem universidade federal e recebi um telefonema de da Anhembi Morumbi, uma faculdade particular. Gostaria de saber como avaliar as duas opções, sob quais aspectos devo me firmar. E também queria saber se alguém que entra em uma particular pela bolsa do Prouni sofre preconceito, e quais gastos adicionais terei neste curso mesmo tendo uma bolsa.
Enviado por Juliana Barbosa

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa social do governo federal que distribui bolsas parciais e integrais de estudo, dirigido a ampliar a possibilidade de acesso de pessoas de baixa renda ao ensino superior. A experiência concreta tem demonstrado que alunos beneficiados pelo programa tendem a ser mais dedicados aos estudos, tanto em função da oportunidade que recebem como quanto a exigências formais do contrato de bolsa, que exigem certo rendimento mínimo e presença às aulas.

Para concorrer a bolsas do Prouni há uma série de requisitos, como ter renda familiar que não ultrapasse três salários mínimos por pessoa, ter cursado o ensino médio em escola pública ou privada com bolsa integral e determinada pontuação mínima no ENEM. Consulte tais critérios no site do MEC.

Outro elemento a ser considerado é que as bolsas – parciais ou integrais – oferecidas pelo Prouni dependem da disponibilização de cursos e vagas pelas Universidades. De acordo com o MEC, a Universidade Anhembi-Morumbi não disponibiliza bolsas para o curso de medicina (confira as universidades ligadas ao Prouni, os cursos e número de bolsas integrais e parciais oferecidas no site do programa).

Nas universidades privadas, o curso de Medicina é o mais custoso, girando a mensalidade em volta de R$ 4.000,00. Considere também que em sua totalidade os cursos são de período integral, o que quase inviabiliza a geração de renda paralela aos estudos, com trabalho ou estágio. Além disso, o aluno precisa estruturar estratégias para a leitura dos livros ligados aos cursos, também os mais caros entre todas as carreiras em sua maioria.

Por sua pergunta, entendemos que as dificuldades de manutenção de seus estudos em uma universidade privada seriam grandes. Nesse sentido, organize-se para passar no vestibular da universidade federal: considere a possibilidade de estudar em um curso preparatório para o vestibular (por um ou mais anos), criar uma rotina disciplinada de estudos diários, pesquisar o perfil das questões de vestibulares anteriores, considerar e incrementar (se ainda estiver cursando o ensino médio) seu aproveitamento no Exame Nacional do Ensino Meio (Enem) – as universidades federais usam o Enem (algumas como único critério) para a seleção de seus alunos.

Continua após a publicidade

Publicidade