Assine com até 65% de desconto

Como decidir entre ser redatora jornalística ou publicitária?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h27 - Publicado em 22 ago 2013, 19h40

Eu gosto muito de escrever e queria ser redatora, mas caio numa duvida cruel entre ser redatora jornalística ou redatora publicitária. Como posso me decidir?
Enviado por Tamires Almeida

Você pode considerar as naturezas diversas do ato da redação em cada situação. A redação jornalística busca a comunicação objetiva e clara de fatos. Tende a ser descritiva e segue normas da língua, de abordagens técnico-teóricas em comunicação e manuais de redação de empresas jornalísticas. Pode também expressar a opinião da linha editorial adotada pelo órgão de comunicação.

A redação publicitária tem como objetivo central o convencimento de quem recebe a comunicação. Menos descritiva, ela opera pela via da identificação de eventuais necessidades do “consumidor” em potencial (de produtos ou de ideias) e pela associação a situações ou sentimentos positivos. Em geral é bem mais curta e exige capacidade de síntese do redator.

Para compreender melhor as diferenças compare as grades curriculares e os conteúdos das disciplinas dos dois cursos. Para tal você pode acessar este link.

Leia mais:
– Teste: Será que Publicidade é mesmo a carreira certa para mim?
– Gosto de escrever, devo fazer Jornalismo?
– 10 profissões para quem gosta de escrever

Continua após a publicidade
Publicidade