logo-ge

Como descobrir quais serão as “profissões do futuro”?

Orientador profissional esclarece

Quais são as profissões que ganharão destaque no futuro?
Enviado por Rafael Sarubo de Andrade Sousa

As profissões seguem a realidade de setores econômicos do país, o desenvolvimento de tecnologias específicas e o reconhecimento de sua importância pela sociedade. Como tais fatores dependem de outros mais, é relativamente difícil realizar previsões.

Por exemplo: a área da informática teve um enorme crescimento na década de 80 e 90 do século passado, devido ao desenvolvimento e popularização de tecnologias e à informatização das empresas. Passada esta primeira onda, o mercado se estabilizou, inclusive pela formação de inúmeros profissionais.

Tenha cuidado, portanto, ao ler sobre projeções profissionais. Assim sendo, considere algumas necessidades que despontam a médio prazo em nossa sociedade: a produção de energia, a ampliação das condições infraestruturais de transporte, a oferta de moradia, a melhoria da qualidade da educação, a manutenção do crescimento dos agronegócios, a melhoria de oferta e de qualidade nos serviços de saúde.

Para que tais necessidades se revertam em aumento de empregos nas profissões ligadas a elas, fatores como desenvolvimento de políticas públicas, investimentos de empresas privadas, estabilidade e crescimento de nossa economia precisarão se relacionar positivamente.

 

Leia mais:
+ LEIA TAMBÉM
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?

– Será que sou antenado?
– Você sabe pensar de forma interdisciplinar?