logo-ge

Como é o dia a dia na profissão do engenheiro ambiental?

Veja a resposta de profissional da área

 (GregorBister/iStock)

Gostaria de saber como seria meu dia a dia na área de Engenharia Ambiental. Além disso, qual a ênfase no decorrer do curso, tipo disciplinas mais abordadas? Envolve muito cálculo? Como sou muito ligado a questões como preservação e educação ambiental, apesar de não ter formação na área, seria este curso a profissão da minha vida? Não sendo essa, qual seria a mais indicada pro meu perfil?

Wanderson

O dia a dia de um engenheiro ambiental irá variar com o tipo de empresa que ele irá trabalhar. Por exemplo, em uma indústria ele atuará no setor de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente. Em uma consultoria ambiental, ele poderá atuar com a implantação de um sistema de gestão ambiental, de resíduos sólidos ou com a gestão de áreas contaminadas.

A formação de um engenheiro ambiental é bem generalista, sendo que o seu foco irá depender da sua faculdade, se é mais voltado ao saneamento ambiental ou a outras áreas. Como todo curso de Engenharia, ele tem uma base mínima de cálculo que é uma exigência do CREA, como Cálculo 1 e 2, Física 1, 2 e 3, Séries e Equações Diferenciais, Fenômenos de Transporte, Resistência dos Materiais/Mecânica dos Sólidos, Mecânica dos Solos, Física Experimental, Bioestatística, Modelagem Matemática, entre outros.

Se o seu foco é a preservação ambiental e a educação ambiental, você precisa se perguntar se você gosta de dar aula e ter uma atuação voltada à educação, pois o curso de Engenharia Ambiental é muito superficial neste quesito, uma vez que há outros cursos na área ambiental que são mais voltados para a educação, como Ciências Biológicas.

Respondido por Marco Rocha Asanome, biólogo

*O Projeto Salvaguarda, fundado por um aluno de Economia da USP, tem o objetivo de mostrar aos estudantes da rede pública que os bancos das universidades também devem ser ocupados por eles. Os mais de 200 voluntários, geralmente alunos ou professores da universidade, realizam um trabalho com os estudantes para falar sobre carreiras e a seleção para o ensino superior e aproximá-los do cotidiano do ensino superior.