Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Como é o mercado de trabalho para os cursos de Física e Matemática?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h37 - Publicado em 1 nov 2012, 16h04

Olá pessoal do Guia do Estudante! Tenho uma dúvida em relação à profissão de professor na área da Matemática/Física. Tenho muita facilidade com essas matérias, além de gostar. Queria saber como é o mercado dessa área, qual o perfil do profissional, as oportunidades… Enfim, tudo sobre tais cursos. Obrigado desde já.
Enviado por Augusto de Abreu

Matemática e Física são duas das denominadas “ciências básicas”. Por assim serem, oferecem a possibilidade de licenciatura (a graduação voltada para a formação do professor de ensino fundamental e médio) além do bacharelado (que é a formação de caráter mais científico).

– Saiba tudo sobre o curso e a carreira de Física

– Veja como é a rotina de um formado em Matemática

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A Física e a Matemática estão na base do desenvolvimento dos processos tecnológicos e da análise da realidade por meio de modelos lógicos e da observação precisa e minuciosa. No entanto, o desenvolvimento de pesquisas de alto padrão tecnológico ainda está em desenvolvimento no Brasil, o que oferece poucas oportunidades para tais profissionais neste campo. Em muitos casos, outros profissionais disputam as mesmas vagas em pesquisa, como é o caso dos engenheiros.

Assim, a área que absorve uma boa quantidade dos graduados nas duas áreas é a da educação escolar. Há atualmente uma carência de professores destas áreas no ensino público. Isso se deve a fatores como remuneração pouco atrativa e problemas estruturais na rede pública. Por outro lado muitos professores ingressam na carreira por meio de concurso e assim conquistam estabilidade e outros benefícios próprios à carreira pública. As escolas da rede privada em geral remuneram melhor que a rede pública.

Há também oportunidades no ensino superior tanto nos próprios cursos de graduação em Física e Matemática como naqueles que se utilizam de seus conhecimentos, como Engenharia, área da informática, Ciências Contábeis, entre outros. Para se tornar professor universitário é necessário dedicar-se à pós-graduação stricto-sensu (mestrado e doutorado).

Leia mais:
– Matemática é o curso certo para mim?
– Veja qual Engenharia é a sua cara!
– Gosto de matérias de Exatas. Qual curso devo fazer?

Publicidade
Como é o mercado de trabalho para os cursos de Física e Matemática?
Mundo do Trabalho
Como é o mercado de trabalho para os cursos de Física e Matemática?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.