logo-ge

Como é o mercado de trabalho pra um recém-formado em Engenharia Florestal?

Orientador profissional esclarece

O engenheiro florestal dedica-se à exploração sustentável (racional, controlando os impactos sobre o ecossistema) dos recursos provenientes das florestas como madeira, óleos e resinas. Pode trabalhar em projetos de reflorestamento, fiscalizar empresas que exploram recursos florestais, desenvolver processo de aproveitamento e beneficiamento de produtos advindos das áreas de matas.

As ciências que lidam com o aproveitamento e a preservação dos recursos naturais têm recebido cada vez mais atenção nos últimos anos. O sistema econômico capitalista de fato promoveu e continua promovendo avanços tecnológicos como nunca se viu na história da humanidade; porém, talvez até tardiamente, percebemos que se não pensarmos que os recursos se esgotam ou que a qualidade vida pode ser drasticamente diminuída se não houver controle, todos perderemos.

A Engenharia Florestal tem papel importante neste processo, ao se dedicar à exploração sustentável dos recursos vegetais. Nesse sentido, tanto órgãos governamentais (que desenvolvem pesquisas na área e fiscalizam a exploração) como empresas privadas que, quer para atender a legislação específica (um novo código ambiental foi aprovado em 2010) quer para buscar “certificações” (documentos que atestam a qualidade dos produtos e o respeito ao meio ambiente internacionalmente, ampliando o número de consumidores), sinalizam para o aumento de empregos paraos engenheiros florestais.

Explore a realidade do engenheiro florestal em sua região e, conversando com proifissionais da área para ter mais fundamentos para tomar sua decisão. Consulte também este site e faça uma busca com filtros para conhecer a realidade salarial em sua região.

Leia mais:
– Engenharia Florestal é a carreira ideal para você?
– Conheça os 28 cursos de Meio Ambiente e Ciências Agrárias