logo-ge

Como escolher o futuro profissional?

Orientador profissional esclarece

O que devo levar em conta na hora de escolher uma profissão: o curso, a faculdade, o salário, o que gosta, o que você faz bem, as matérias que mais gosta? Apenas um desses elementos ou todos eles juntos?
Enviado por Ana Paula Jaccoud

Todos esses fatores estão envolvidos no processo de escolha. Além deles, vale a pena incluir neste conjunto outros fatores como análise da influência dos meios de comunicação e das expectativas familiares, reconhecimento social das profissões, dinâmica da economia, habilidades e conhecimentos que não se desenvolveram ainda, mas que podem representar desafios para alguém.

Portanto, a escolha profissional é um processo complexo e que deveria ser abordado pelas escolas públicas e privadas junto a todos os seus alunos. Se este não foi o seu caso, siga o caminho por você mesma apontado, identificando e avaliando cada item elencado.

Considere também que ao final do processo uma decisão corajosa e confiante deve ser tomada, indicando que o processo não é apenas racional, mas que também envolve reflexão sobre suas emoções.

Leia mais:
 – Humanas, Exatas ou Biológicas: qual área devo seguir?
– Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil?