Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Como escolher uma boa instituição de ensino? A Feira GE te ajuda!

Aprenda a utilizar avaliações e rankings para escolher sua faculdade

Por Gabriela Portilho Atualizado em 16 Maio 2017, 13h50 - Publicado em 15 jul 2014, 19h43

Não bastasse a escolha de qual carreira seguir, em época de vestibular, os alunos ainda enfrentam a dúvida sobre qual instituição devem escolher.

E, assim como as melhores universidades têm processos rigorosos para selecionar seus alunos, o estudante também deve ser bastante exigente ao escolher a faculdade que será a responsável por sua formação.

Mas como utilizar as avaliações e os rankings para escolher uma boa instituição de ensino? A editora do Guia do Estudante, Lisandra Matias, vai estar na Feira do Guia do Estudante para tirar suas dúvidas e explicar melhor como aproveitar essas informações na hora da sua escolha.

Para esquentar esse bate-papo, Lisandra elencou 5 pontos em que você deve ficar atento na hora de escolher uma boa universidade.

1. Foco na qualidade

A qualidade da instituição é fundamental, afinal, é lá que você irá formar a base da sua carreira profissional. E como você pode verificar isso? Consultando os rankings e avaliações disponíveis, como a Avaliação do Guia do Estudante e os indicadores do próprio MEC.

A avaliação do GE é uma pesquisa de opinião com mais de 5 mil professores e coordenadores de curso. Procure pelo curso que tem interesse para ver quais são as escolas consideradas excelentes (5 estrelas), muito boas (4 estrelas) e boas (3 estrelas).

Nas avaliações do MEC (no site do MEC), atente para o Enade e para o CPC, o indicador mais amplo que considera vários aspectos do curso, como a titulação dos professores. Os dois variam numa escala de 0 a 5 pontos.

Compare esses diferentes instrumentos e veja como o curso que você tem interesse se saiu neles!

2. Conheça a infraestrutura

Depois de fazer a pesquisa da qualidade, se possível, visite a instituição em que pretende fazer o seu curso para verificar a infraestrutura oferecida aos alunos. Preste atenção nos laboratórios, condições das salas de aula, bibliotecas. As graduações que dependem de aulas práticas, como Jornalismo, por exemplo, precisam ter equipamentos semelhantes aos encontrados no mercado de trabalho.

Continua após a publicidade

3. Clima do campus

Aproveite sua visita “in loco para bater um papo com os alunos. Pergunte o que eles acham das aulas e os pontos fortes e fracos do curso. Atente também para o campus em si, para o ambiente, as pessoas…. Pense se você se sentiria bem frequentando esse lugar… A sua impressão também conta bastante nesse processo.

4. De olho nas pesquisas científicas

Outro ponto importante é olhar para a pesquisa científica. Verifique, na secretaria da instituição mesmo, se ela possui pós-graduação na área do curso que você deseja fazer e se oferece bolsas de iniciação científica. Esses são importantes indicadores de que ela tem uma pesquisa científica consistente.

5. Como a instituição prepara para o mercado de trabalho?

Na hora da visita, tente bater um papo com o coordenador do curso, e pergunte a ele como ocorre a preparação dos seus alunos para o ingresso no mercado de trabalho. Há programas de estágio e convênio com empresas? A maioria dos alunos ao final do curso já conseguiu um estágio? Em quais lugares eles atuam?

E por fim, mais duas dicas: bons cursos também costumam ter convênios para intercâmbio de alunos e atividades de extensão, que são projetos voltados para a comunidade (ex: empresa júnior, clínica de fisioterapia, consultoria jurídica etc) e que também proporcionam aos estudantes praticar o que estão aprendendo.

E, finalmente, de nada adianta escolher uma ótima faculdade se os gastos não cabem no seu bolso! O valor da mensalidade, no caso das particulares, não deve ser o principal critério de seleção, mas deve sim ser levado em conta. Compare os preços, juntamente com os outros pontos levantados. E lembre-se de que você pode, desde que atenda aos pré-requisitos, recorrer a uma bolsa do ProUni ou a um financiamento do Fies.

E se você quer saber mais, visite a Feira do Guia do Estudante. Lá você poderá conversar diretamente com coordenadores de diversos cursos, visitar pessoalmente os estandes das universidades e ainda tirar pessoalmente suas dúvidas com a nossa editora, Lisandra Matias.

>> Inscreva-se aqui.


Palestra: Como identificar uma boa universidade | Lisandra Matias
Quando:
31 de agosto, às 11h20
Onde: Expo Center Norte, São Paulo

Continua após a publicidade
Publicidade