Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Como escolher uma profissão quando você gosta de muitas coisas?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Por Redação Atualizado em 2 jun 2021, 17h51 - Publicado em 3 jun 2021, 00h01

Stephanie Machado

“Eu amo o contato com pessoas, amo a área de saúde, amo animais, amo trabalhos de design. Sou apaixonada por Biologia, Sociologia, Filosofia e Física. Quero trabalhar ajudando as pessoas no dia a dia, dando suporte, mas não sei qual profissão escolher. Fico nessa dúvida existencial”.

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Olá, Stephanie, 

Essa dúvida é muito comum quando a gente tem diversos gostos. 

Para que você possa escolher algo que realmente tenha prazer no futuro, recomendo que além de pensar em cursos e nos itens que você gosta de fazer, entenda como essa profissão acontece na prática. É essencial para sua decisão. 

Recomendo que você pesquise sobre as carreiras e formatos de trabalho para cada um deles. Na prática você vai fazer assim:

Continua após a publicidade

Se você gosta de Biologia, recomendo que encontre e converse (mesmo que online) com biólogos já formados e que estão atuando na área. Assim você pode fazer perguntas sobre a rotina, o que eles mais gostam de fazer e o que menos gostam no dia a dia. Ter a noção concreta do que é a profissão lhe dará mais elementos para decidir se é isso mesmo que você quer fazer como trabalho ou se é somente um hobby que você vai levar para toda vida. 

Algo que quero acrescentar na sua reflexão se refere à segunda parte da sua frase: ‘quero trabalhar ajudando as pessoas no dia a dia, dando suporte…’

Quando eu leio essa frase me vem à cabeça profissões que você não colocou na sua lista mas que recomendo você pesquisar:

Essas são profissões que têm o trato diretamente com pessoas e trabalham para ajudá-las em algum âmbito do bem-estar. O que se relaciona diretamente com sua frase. Espero ter te ajudado, e agora é fazer as pesquisas!

 

People & Results

People resultsEmpresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).

 

Continua após a publicidade
Publicidade