Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Como está o mercado de trabalho para o curso de Jornalismo?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 5 mar 2012, 12h28

Quero fazer Jornalismo, mas na empresa em que trabalho querem que eu siga fazendo Administração, um curso do qual eu não gosto. Tenho medo de mudar para Jornalismo e o mercado ser muito complicado para encontrar oportunidades. Me digam como vocês veem o curso e o mercado do curso.

Enviado por Christiania Cezar Rodrigues

O curso é dirigido para a instrumentalização do profissional quanto à pesquisa e comunicação de fatos, em seus aspectos técnicos e de conteúdo humanístico nas diferentes mídias – escrita, falada, televisa, internet. Há muitos profissionais formados, o que dificulta o rápido ingresso no mercado. Há também a concorrência de profissionais de outras formações, já que não há lei que determine exclusividade para graduados em Jornalismo para o exercício funções na área. Há alguma expansão no mercado ligado a midias digitais (blogs, internet, portais jornalísticos). Observe que esta informação não deve servir como única base para sua escolha. Considere, por exemplo, que o curso que mais forma graduados no Brasil é o de Administração, e que boa parte dos formados exercem atividades que exigem bem menos que a qualificação conquistada.

É comum que pessoas que trabalham em determinada área cursem faculdades que possam garantir maiores chances de permanência e progressão na carreira, escolha esta determinada por busca de maior segurança financeira e de manutenção do emprego. Em seu caso, tal “escolha” não parte de você, mas de sugestões de colegas e talvez superiores em seu trabalho.

Toda escolha envolve algum grau de risco. Há muitas variáveis a serem consideradas e há um dinamismo tanto em relação aos mecanismos do mundo do trabalho como mercado, remuneração, campo de trabalho e também em relação à própria pessoa que escolhe, pois os seres humanos estão em constante transformação.

Para diminuir tais riscos e assumi-los de forma consciente é necessário pesquisar detalhadamente as profissões, buscar informações sobre os cursos, conversar com profissionais, bem como avaliar sua história de vida, seus valores pessoais, interesses e expectativas para o futuro. Depois de realizar esta reflexão, ainda assim poderá haver alguma indecisão; aí será a hora ter um “ato de coragem” e enfrentar eventuais perdas que uma ou outra escolha determine em sua vida.

Leia mais:
– O curso de Jornalismo é o ideal para você?


– Será que Administração é a sua cara?

Continua após a publicidade
Publicidade