Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Como está o mercado de trabalho para o formando em Ciências da Informação e da Documentação?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h29 - Publicado em 2 jun 2014, 19h09

Quais são as opções de cargos para o estudante recém-formado nessa área? As oportunidades de emprego são boas? Qual remuneração média do profissional?
Enviado por Ana

O principal mercado é determinado pelas bibliotecas de escolas e universidades. Desde a década de 90 do século passado o ensino superior passa por uma movimento intenso de expansão, que demanda novos trabalhadores para suas bibliotecas.

Há uma lei federal que determina que até 2.020 todas as escolas disponham de bibliotecas no Brasil. Boa parte dessas escolas disporá de técnicos bibliotecários, mas é grande a expectativa pela contratação de bacharéis em Ciências da Informação/Biblioteconomia.

Há ainda mercado em órgãos públicos que dependem da pesquisa e guarda organizada de documentos e tem surgido oportunidades no campo do registro e guarda de acervos digitais.

Segundo o SINBIESP (Sindicato dos Bibliotecários, Cientista da informação, Historiadores, Documentalistas, Arquivistas e Auxiliares de Biblioteca do Estado de São Paulo) o salário inicial gira em torno de RS 2.050,00. Segundo o site www.salariometro.sp.gov.br, nos últimos 6 meses foram contratados 797 bibliotecários/biblioteconomistas no Brasil com salário médio de R$ 2.212,00.

Leia mais:
– Conheça os 21 cursos de Comunicação e Informação
– TESTE: Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil?

Continua após a publicidade
Publicidade