logo-ge

Como está o mercado para quem cursa Geografia?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de saber como está o mercado de trabalho para um geógrafo.
Enviado por Dayane Souza

Segundo o site do Guia do Estudante, as perspectivas são boas tanto para o licenciado em Geografia – que atua no ensino da disciplina – como para o bacharel, que pode atuar em órgãos públicos, empresas privadas de consultoria e de mineração e petróleo.

Lembre-se que o mercado de trabalho é apenas um dos fatores envolvidos na escolha profissional. Existem outros fatores tão importantes quanto tais como, saber claramente o que faz o profissional e se identificar com as atividades exercidas, conhecer a sistemática de formação, etc.

Considere também que o mercado sofre influências ao longo do tempo de fatores como a atividade econômica geral e de setores específicos. Investigue sua história pessoal, seus valores e objetivos de vida e profissionais. Procure pensar quais as fontes de seu interesse pela Geografia.

Pesquise bem esta profissão, bem como outras que possam se aproximar dela no Guia de Profissões, como Geologia, Agronomia, Ciências Sociais e mesmo Economia, se seu foco for geografia humana. Quanto mais conhecimento sobre esses fatores, mais consciente será sua escolha.

Leia mais:
– Penso em fazer Geografia, no entanto, em que área poderia me especializar?

– Estudei Geografia, poderei trabalhar com petróleo?

– Geografia ou Climatologia?