logo-ge

Como está o mercado profissional para professores?

Orientador profissional esclarece

Tenho vontade de fazer Química para seguir a carreira de professora. Será que compensa? Há um bom mercado de trabalho (mesmo que os salários não sejam excelentes)?
Enviado por Laiza Bruzadelle Loureiro

Para se tornar professora você deve realizar a Licenciatura em Química. Há universidades que oferecem apenas a opção de bacharelado; neste caso, você deveria buscar a formação complementar típica da licenciatura que é exigida pelas escolas de ensino fundamental e médio para aceitá-la como professora, o mesmo ocorrendo no caso de ingresso na rede pública de ensino via concurso.

– Saiba tudo sobre o curso de Química

De fato a remuneração do professor não é considerada justa em relação à importância de seu trabalho. Lutas históricas sindicais ainda não conseguiram conquistar melhores salários, principalmente no ensino público. As instituições privadas de ensino em geral remuneram melhor; obviamente, há maior concorrência para conseguir vagas nessas instituições.

Apesar de problemas quanto a remuneração, a oferta de empregos é grande. Há falta de professores em diversas áreas do conhecimento, em função da expansão da rede escolar e da diminuição do interesse de profissionais atuarem nas áreas. Procure conversar com professores de escolas públicas e particulares de sua região para um melhor mapeamento do contexto de sua escolha.

Leia mais:
– Será que Química é a carreira certa para mim?
– Faça o teste e descubra a carreira que é a sua cara!
– Engenharia Química é a melhor escolha?