Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Como faço para cursar Engenharia de Petróleo, tendo morado no exterior?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 22 mar 2011, 19h20

Moro no exterior desde os 11 anos de idade. Voltarei em breve para o Brasil e quero estudar Engenharia de Petróleo. Vou morar em Belo Horizonte, Minas Gerais, mas não teria problema em me recolar para meus estudos. Por onde devo começar? Qual é a faculdade ideal?
Enviado por Aline Araujo

O primeiro passo que você deve tomar é procurar a secretaria de educação do estado que vai morar, para conferir toda a documentação necessária para o reconhecimento dos seus certificados de conclusão de ensino. Só com eles você, caso passe em algum vestibular, conseguirá se matricular em uma faculdade.

– Será que Engenharia de Petróleo é o curso ideal para mim? Faça o teste!

Feito isso, é importante que você compare o currículo da sua escola e o conteúdo exigido nos vestibulares brasileiros, para saber se há alguma defasagem no que você aprendeu com o que é exigido nas provas do Brasil. Mas, de qualquer forma, é aconselhável matricular-se em um cursinho, pois os cursos de Engenharia de Petróleo, devido às recentes descobertas e investimentos governamentais nesta área, estão entre os mais disputados nas universidades.

Saiba também que algumas instituições de ensino participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que substitui o vestibular convencional pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obrigatório para todos os estudantes que concluíram o ensino médio.

– Entenda o Sisu passo a passo

Quanto a “escola ideal”, consulte no site do GUIA DO ESTUDANTE as universidades que oferecem esse curso e, de quebra, confira a avaliação da instituição.

Continua após a publicidade

Publicidade