logo-ge

Como faço para me autoconhecer e escolher a carreira certa?

Orientador profissional esclarece

Tenho dificuldades em diferenciar quem sou daquilo que eu gostaria de ser. Quais os métodos para conseguir um autoconhecimento e apresentar um perfil mais concreto?
Enviado por Lara Nery

Comece resgatando sua história pessoal: fatos marcantes que você considera terem repercutido na sua forma de ser, momentos e forma como se portou diante de escolhas importantes, interesses escolares e como eles se desenvolveram, temas pelos quais se interessava e interessa.

– Faça o Teste Profissional do GE no Facebook

– Máquina de Profissões: descubra o seu perfil profissional e escolha a sua carreira

– Conheça todos os cursos na Guia de Profissões do GE

Considere também suas características de personalidade: como costuma reagir a diferentes situações, como estabelece e o que valoriza nas amizades e relações pessoais, elementos com os quais se preocupa e habilidades desenvolvidas até o momento.

Ao longo da vida as pessoas se envolvem com determinadas áreas de conhecimento, exercitam e se motivam quanto a determinadas habilidades. Você também deve pensar nas habilidades e jeitos de ser que vai precisar ou gostaria de construir em si.

È importante saber que o ser humano nunca está completamente pronto: as pessoas vão se construindo a partir das experiências e dos significados que elas compartilham com os outros. Por exemplo, ao frequentar o curso escolhido para a graduação você vai perceber que ele não só possibilita o acesso aos conhecimentos da área, mas que também contribui no desenvolvimento de atitudes e habilidades necessárias para a execução do trabalho, e também uma forma de compreender o mundo.

Quanto ao autoconhecimento, é interessante você pensar na sua história. Pense em como você construiu seu modo de ser até agora. Mas lembre-se que isso deve te ajudar a pensar quem você pretende de ser no futuro.

Como as pessoas se constroem por meio das relações sociais, conversar sobre você (valores, estilos, características) com familiares, amigos e outras pessoas que você considere importantes pode contribuir muito para o autoconhecimento. Sempre serão opiniões pessoais, com as quais você poderá concordar mais ou menos, mas servirão de referência para sua auto avaliação.

Leia mais:
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?
– Será que devo escolher meu curso por hobby?


– Gosto de matérias de humanas. Que curso devo fazer?