Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Como faço para transferir um curso de uma faculdade privada para uma pública?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 6 dez 2010, 16h50

Estou no 5º semestre do curso de Administração em uma faculdade privada, mas gostaria de transferir para uma faculdade publica no Paraná. Para isso, terei que fazer o vestibular como os estudantes que estão iniciando o curso ou posso fazer outro tipo de prova?
Enviado por Tassio Vinicius

Muitas faculdades oferecem vagas remanescentes em alguns cursos. Geralmente, para a transferência de um aluno já matriculado em um curso superior, a instituição desejada aplica um processo de seleção para ocupar essas vagas remanescentes, por meio de provas diferentes do vestibular regular.

Por exemplo, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), realiza provas de transferências para selecionar alunos vindos de outras universidades. Nesta prova são cobrados conhecimentos específicos do curso pretendido, respeitando a definição da carga horária mínima e máxima determinada pelo colegiado do curso. Saiba mais no site da UFPR.

Outro exemplo é a Universidade Estadual de Londrina (UEL), que também seleciona estudantes para ocupar vagas de transferência por meio de provas que avaliam os conhecimentos específicos, além de avaliar a habilidade específica dos candidatos (para determinados cursos). Saiba mais no site da UEL.

Existe ainda a possibilidade de prestar o vestibular regular e depois, caso aprovado, pedir equivalência nas matérias já cursadas. Isto é feito por meio de um processo burocrático e nem sempre as universidades aprovam as solicitações.

 

Leia mais:
– Faça o teste e descubra se Administração é o curso ideal para você!


– Você sabe o que faz um estagiário de Administração? Confira!
– Veja o cotidiano de um profissional em Administração

Continua após a publicidade
Publicidade