Estou no 5º semestre do curso de Administração em uma faculdade privada, mas gostaria de transferir para uma faculdade publica no Paraná. Para isso, terei que fazer o vestibular como os estudantes que estão iniciando o curso ou posso fazer outro tipo de prova?
Enviado por Tassio Vinicius
Muitas faculdades oferecem vagas remanescentes em alguns cursos. Geralmente, para a transferência de um aluno já matriculado em um curso superior, a instituição desejada aplica um processo de seleção para ocupar essas vagas remanescentes, por meio de provas diferentes do vestibular regular.
Por exemplo, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), realiza provas de transferências para selecionar alunos vindos de outras universidades. Nesta prova são cobrados conhecimentos específicos do curso pretendido, respeitando a definição da carga horária mínima e máxima determinada pelo colegiado do curso. Saiba mais no site da UFPR.
Outro exemplo é a Universidade Estadual de Londrina (UEL), que também seleciona estudantes para ocupar vagas de transferência por meio de provas que avaliam os conhecimentos específicos, além de avaliar a habilidade específica dos candidatos (para determinados cursos). Saiba mais no site da UEL.
Existe ainda a possibilidade de prestar o vestibular regular e depois, caso aprovado, pedir equivalência nas matérias já cursadas. Isto é feito por meio de um processo burocrático e nem sempre as universidades aprovam as solicitações.
Leia mais:
– Faça o teste e descubra se Administração é o curso ideal para você!
– Você sabe o que faz um estagiário de Administração? Confira!
– Veja o cotidiano de um profissional em Administração