logo-ge

Como identificar o curso certo?

Orientador profissional esclarece

Gostaria muito de ter opiniões para realmente saber escolher o que me “completará” profissionalmente. Como saber identificar se aquele curso que tanto quero e que todos vão contra – alegando que não será reconhecido e nem terá seu devido mérito – é o certo.

A avaliação do “mérito” de um curso ou carreira depende dos valores nos quais o avaliador se baseia. Se ele privilegia reconhecimento social, prestígio, considerará mais importantes determinadas profissões; se o fator que ele valoriza é a possibilidade de ganhos financeiros, ou ainda algum elemento próprio da expressividade humana, outras carreiras podem ganhar destaque.

Costumamos considerar as opiniões de outras pessoas, principalmente aquelas mais significativas para nós: pais, amigos, professores. Às vezes sentimo-nos pressionados por elas, em outras ocasiões sentimos que precisamos de ajuda.

Aí é onde parece estar um bom caminho: tomar as opiniões como ajuda, como auxílio para nos conhecermos melhor, que nos ajudam a perceber nossos valores e características pessoais e que trazem informações sobre as profissões. Converse com essas pessoas.

Mas não espere (e não aceite) que alguém indique o que lhe “completa”: você é quem terá que “construir” sua opção, considerando as sugestões e informações, sempre observando e analisando tudo que lhe é dito.

Participar de um programa de orientação profissional poderia ser interessante para você ter mais condições de refletir sobre as pressões que sofre e poder tomar uma decisão informada, consistente e consciente.