Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Como posso estudar para o vestibular por conta própria, sem cursinho?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h37 - Publicado em 21 set 2011, 16h56

Gostaria de saber quais dicas e conselhos vocês dão pra quem quer estudar por conta própria, sem depender de cursinho.
Enviado por Jaqueline Ferreira

O primeiro passo é estabelecer um bom plano de estudos. Escolha um local confortável, em que não haja interferência de ruídos, interrupções por outras pessoas ou outro estímulo qualquer que disperse sua concentração. Organize seu tempo de forma a dedicar quatro ou cinco horas diárias aos estudos, com breves intervalos de 10 a 15 minutos a cada hora e meia.

Procure coletar material de apoio, como apostilas de cursinhos (você há de ter um amigo que passou por um cursinho e não mais vai usar os textos e exercícios), de material comprado em banca de jornais que possam lhe orientar quanto ao encadeamento dos conteúdos a serem estudados.

Identifique as disciplinas em que eventualmente você tenha mais dificuldades e dedique a elas mais tempo; se necessário, recorra à ajuda de colegas que as dominem.

Realize periodicamente avaliações recorrendo a provas vestibulares de anos anteriores, facilmente encontráveis na internet. Verificada alguma dificuldade, invista mais tempo de estudo nesse conteúdo. Não se esqueça de guardar um tempo para a leitura dos livros requisitados pelo vestibular de seu interesse (algumas instituições determinam uma lista de leitura obrigatória). Mesmo que não haja tal exigência, a leitura ampliará sua competência linguística, necessária para a construção de uma boa redação.

Por fim, ao longo do processo comente com amigos e familiares o andamento e as conquistas realizadas; compartilhar sua experiência pode aumentar sua motivação.

Leia mais:
– Seis dicas para você criar o seu plano pessoal de estudo
– Você sabe estudar em casa? Faça o teste e descubra!

Continua após a publicidade
Publicidade