logo-ge

Como posso saber se tenho o perfil para trabalhar na área financeira?

Orientador profissional esclarece

Tenho o desejo enorme de ser um profissional da área financeira de uma organização, mas como saber se, mesmo com desejo, tenho um perfil profissional para essa área? E como começar a me prepara para um dia exercer uma profissão da área financeira?
Enviado por Thiago Pereira dos Santos

Comece por tentar identificar de onde vem este “desejo”. Você sabe como é o cotidiano deste profissional? Que profissões estão ligadas a esta área? Sempre, ao escolher entre diversas profissões, construímos “imagens” delas. Que elementos fazem parte da imagem que você traz da área financeira?

Tente descrever um profissional desta área e verifique que valores, objetivos, estilo de vida, rotinas, padrão socioeconômico, vida social e interesses possíveis você identifica.

Não necessariamente tais elementos fazem realmente parte da realidade das profissões da área; isto você poderá melhor conhecer ao realizar pesquisas em materiais de informação profissional (como o Guia do Estudante), em jornais e revistas, por meio de entrevistas com profissionais. Saiba também que é possível ser profissional de diferentes formas, bem como trabalhar em empreendimentos que exigem “perfis” diferentes.

Em outras palavras, não há como fazer um diagnóstico que “case” o perfil de uma profissão com seu “perfil”. Você deve explorar as diversas possibilidades que as profissões apresentam e relacioná-las aos setores às empresas que oferecem oportunidades para estas profissões, bem como procurar conhecer melhor seus próprios interesses, seus valores, seus objetivos de vida.

Ao realizar tais tarefas você encontrará um solo mais estável para iniciar seus passos rumo à escolha de uma profissão. Disso também surgirão ideias de como se preparar para o exercício profissional.

Leia mais:
– Ciências Contábeis é o curso certo para mim?
– Será que Ciências Atuariais é para mim?
– Ciências Econômicas pode ser uma boa escolha?
– Será que Comércio Exterior é a carreira ideal para mim?