logo-ge

Como posso seguir a carreira de Fotografia?

Orientador profissional esclarece

Quero seguir a carreira de Fotografia. Qual curso devo fazer? E experiências fora do país são exigências ou contam muito no currículo?
Enviado por Johanna Karoline

O campo da Fotografia conduz a muitas questões: é arte ou descrição jornalística? Requer mais técnica ou mais sensibilidade? O fotógrafo deve esperar o momento certo ou deve optar por sua intuição para registrar o fato?

De fato, tais questões não acharam ainda as respostas definitivas. Há excelentes exposições de fotografias que competem com as melhores obras de arte já produzidas pelos seres humanos, bem como relatos da vida concreta registrados pela objetiva de uma câmera que, se não podem ser considerados artísticos, valem pelo fato registrado “in loco”.

O prazer de olhar, de identificar formas e conteúdos conduzem os primeiros passos para a profissão. Saiba que os cursos, em qualquer nível, também implicam em muito conhecimento técnico, como iluminação, revelação, história da arte, técnicas relacionadas à abertura da objetiva e ao tempo de exposição do filme, softwares de tratamento de imagem, entre outros.

A princípio, não há nenhuma exigência formal para a realização de cursos ou estágios fora de nosso país. Experiência cultural e técnica adquiridas no exterior podem ser valiosas, mas há excelentes fotógrafos que se formaram apenas no circuito nacional.

Os maiores campos de atuação se concentram nas áreas de Moda e Publicidade. Há também espaço para quem deseja se dedicar ao registro de eventos históricos, bem como ao cotidiano das notícias jornalísticas que invadem nosso cotidiano.

Segundo o GUIA DO ESTUDANTE, há apenas dois bacharelados (com duração de quatro anos) no Brasil. Há cursos livres e de formação tecnológica. Para conhecer as faculdades que oferecem os cursos, consulte o Guia de Profissões. Pesquise as diversas opções.

Saiba que a área costuma exigir um “portfólio” como referência para as contratações de serviços, ou seja, um conjunto de obras já produzidas anteriormente para que a competência seja atestada. Isso pode ser conquistado por meio de estágios, mas, nessa área, principalmente por trabalhos em que o aprendiz se envolve com pessoas de renome, auxiliando-os.

Leia mais:
– Adoro fotografia. Devo fazer jornalismo ou publicidade?
– Será que Jornalismo é o curso ideal para mim?
– Será que Publicidade é o curso certo para mim?
– Informe-se sobre cursos no exterior