logo-ge

Como posso trabalhar com Biologia Marinha?

Orientador profissional esclarece

Para exercer a profissão de Biologia Marinha é necessário que me forme antes em Ciências Biológicas? Qual a diferença com relação ao curso de Oceanografia? Andei pesquisando algumas faculdades (de preferência que aderissem ao Enem como forma de inserção), qual me aconselharia? Pensei na UFRJ, o que acha? Moro na Cuiabá/MT. Agradeço pela atenção e dedicação.

Enviado por Bianca Amorim Campos

A biologia marinha é tradicionalmente uma área de especialização (pós-graduação) em ciências biológicas. Com o crescimento da demanda específica nos conhecimentos da manutenção e reprodução da vida marinha, foram criados cursos de graduação nesta área, principalmente nas regiões sul e sudeste. Há, portanto as duas opções: primeiro a graduação em ciências biológicas e especialização, ou graduação direta.

– Conheça o curso de Ciências Biológicas

– Veja como é a carreira de Oceanografia

A oceanografia estuda o ambiente marinho, rios, lagos. Seu foco são os processos químicos, físicos e geológicos envolvidos nos ambientes aquáticos, Por exemplo, pode ser responsável pelo estudo e implementação de projetos de preservação das condições naturais e de despoluição de uma determinada região.

Sua aproximação com o biólogo marinho ocorre por poder colaborar na criação em cativeiro ou no cuidado das condições para que determinadas espécies possam se proliferar.

O biólogo marinho estuda os seres vivos que habitam as águas. Estuda o equilíbrio de populações, os ciclos de vida, os hábitos de cada espécie em cada ambiente. Sendo este seu foco, também precisa, por outro lado, de conhecimentos mais próprios à oceanografia como aferição da salinidade da água, fluxos das marés, acidez etc.

É desejável, portanto que estes dois profissionais trabalhem em regime de colaboração. Aprofunde sua pesquisa para que os focos apresentados possam ser mais esclarecidos.

Leia mais:
– Biologia é o curso certo para você?
– Será que Oceanografia é o melhor curso?