logo-ge

Como seguir a carreira forense?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Como sigo a carreira forense? Tenho grande interesse na área, mas não sei qual caminho seguir, nem por onde começar…

Verônica Fonseca

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Olá, Veronica

A carreira forense é uma denominação bastante ampla. Podemos interpretar como perito criminal, investigação, detetive ou até estudar a ciência forense, que é a aplicação de um conjunto de técnicas científicas para responder a questões relacionadas ao Direito, podendo se aplicar a crimes ou atos civis.

Algumas das áreas que estão relacionadas às Ciências Forenses são a Antropologia, Biologia, Computação, Matemática, Química, e várias outras áreas ligadas à Medicina, como por exemplo, a Psicologia Forense.

Porém, se você estiver falando especificamente sobre perícia criminal, o mercado é para você trabalhar dentro da Polícia Civil. Você pode ingressar por meio de concurso público e, para isso, precisará passar nas provas e depois se especializar em uma área específica. É uma área bastante específica por isso ao longo da carreira você deverá continuar se especializando e se preparando para crescer profissionalmente.

Para maiores informações, você pode ir direto ao site da polícia civil de SP

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).