Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Conheça os 8 tipos de cursos de design que existem

Seu sonho é fazer design? Mas de qual tipo? Veja aqui as opções possíveis para você não ficar na dúvida na hora do vestibular

Por Carolina Unzelte
Atualizado em 13 jun 2023, 17h42 - Publicado em 26 Maio 2023, 16h06

Se você é criativo, detalhista, tem uma quedinha pelo mundo das artes e ainda gosta de unir tudo isso a tecnologia e inovação, provavelmente já pensou em estudar design. Mas saiba que não é tão simples assim. Não basta se candidatar ao curso de “design”. A profissão cobre as mais variadas áreas de atuação – cada uma com as suas especificidades e objetos de estudo.

Para ajudá-lo a escolher o curso certo para você, reunimos aqui todas as opções de design possíveis. Bons estudos!

1. Design de animação

Esse é o ramo para quem quer planejar e executar animações 2D ou 3D para imagens em movimento. Isso inclui elaborar roteiros, storyboards, bem como aprender técnicas de edição de vídeo e som, além de se familiarizar com os softwares específicos. Aberturas de seriado, desenhos animados, infográficos no noticiário, informações na publicidade: já reparou como todas as telas que você vê exibem animações o tempo todo? É nisso que você vai atuar. Formado, o profissional de design de animação pode trabalhar com cinema, peças publicitárias, videoclipes e projetos para a internet.

+ Conheça a carreira de animação

2. Design de interiores

Você amava jogar The Sims? Gosta de espiar a casa dos outros e pensar o que você faria de diferente? Então talvez você já tenha considerado ser um designer de interiores, o profissional que cuida da estética e funcionalidade dos ambientes. Isso significa distribuir elementos, como móveis, iluminação e decoração, de forma a manter seus usuários confortáveis e seguros. No curso, o aluno pode ter disciplinas como desenho, teoria ds cores, projeto em meios digitais e criação de mobiliário.

+ Procure essas e outras graduações na nossa Busca de Cursos!

Continua após a publicidade

3. Design de games

Se você tem o hábito de jogar games, já deve ter passado um tempo pensando em como esses jogos são desenvolvidos. É isso que um designer de games faz. Nessa formação, você vai dominar as etapas de um jogo digital, da roteirização até a divisão em níveis de dificuldade, passando pela construção de personagens e cenários. Além, é claro, das ferramentas para fazer tudo isso se tornar realidade: ilustração, animação 3D e programação para games são alguns dos conhecimentos adquiridos no curso. Isso vale para jogos de console, PC ou celular.

4. Design gráfico

O profissional do design gráfico, também conhecido como design visual, pode atuar com a criação de elementos visuais diversos, desde o projeto para diagramação de um livro até a elaboração de um outdoor. O curso tem tanto disciplinas teóricas, como história da arte e teoria da comunicação, quanto práticas, como fotografia e composição gráfica.

5. Design digital

Um designer digital é responsável pelo que você está vendo agora mesmo. Com esse curso, o estudante aprende a melhor forma de apresentar informações no ambiente digital, isto é, a interface em telas de internet. Para isso, além de noções estéticas para criar imagens, vídeos, textos, o estudante vai também aprender princípios básicos de programação. 

6. Design de produtos

Também conhecida como desenho industrial, a área foca na elaboração ou aperfeiçoamento dos mais variados bens de consumo: dos mais tecnológicos, como o computador ou celular que você está usando, passando por grandes equipamentos como carro, até chegar à cadeira onde você está sentado. Para isso, o aluno não aprende apenas estética e desenho, mas também física, materiais e ergonomia, para garantir que o projeto funcione e seja confortável para o usuário.

+ Design de Produtos: conheça a profissão que está em tudo ao seu redor!

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

7. Design de moda

Antes de brilhar nas passarelas, o estudante de moda vai estudar desenho, modelagem, materiais, costura, criação de estampas, e muito mais. Depois de formado, além de criar para as semanas de moda ou marcas de vestuário, o designer de modas pode se dedicar a gerenciamento de confecções, produção para sessões fotográficas, personal stylist e mais.

8. Design de experiência

Você já ouviu falar em UX Design? Em português, é o design de experiência: a área que garante que o usuário de internet terá a melhor experiência durante o processo de compra de um serviço ou produto no ambiente digital. No curso, o aluno foca nos processos para chegar a um desenho de páginas e conteúdos que é centrado em quem utiliza a plataforma, como testes de produtos, ferramentas para métricas de resultados e noções de marketing digital. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Conheça os 8 tipos de cursos de design que existem
Mundo do Trabalho
Conheça os 8 tipos de cursos de design que existem
Seu sonho é fazer design? Mas de qual tipo? Veja aqui as opções possíveis para você não ficar na dúvida na hora do vestibular

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.